Grupo EDGE, dos Emirados, adquire 50% de participação na brasileira SIATT
Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o Grupo EDGE dos Emirados Árabes Unidos divulgou nota sobre ter adquirido 50% de participação na empresa brasileira SIATT, de armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia.
Segundo a nota, o acordo foi assinado oficialmente na sede da SIATT, na cidade de São José dos Campos (SP), com a presença do presidente do Grupo EDGE, Faisal Al Bannai e por altos executivos de ambas as empresas.
Essa aquisição se segue a um acordo de cooperação assinado pelo Grupo EDGE com a SIATT no Rio de Janeiro, em abril deste ano, e de um acordo assinado pelo Grupo com a Marinha do Brasil para desenvolvimento conjunto de tecnologia avançada para mísseis antinavio de longo alcance.
Ainda segundo a nota, isso faz “parte do projeto brasileiro de mísseis antinavio MANSUP, para o qual a SIATT fornece os sistemas de orientação, navegação, controle e telemetria”.
Sobre a SIATT, a nota destacou que a empresa foi fundada em 2015 e, inclui, em seu portfólio de portfólio de produtos, armas inteligentes como mísseis e munições guiadas, além de sua integração em aeronaves, embarcações navais, carros de combate e outros veículos terrestres, destacando-se também em tecnologias de radares, sensores e sistemas aviônicos.
A respeito da aquisição, o diretor geral e CEO do Grupo Edge, Mansour AlMulla, afirmou: “(O Grupo) EDGE está comprometido em colaborar com participantes estrategicamente importantes da indústria no Brasil, por meio de investimentos ou parcerias, com o objetivo de desenvolver capacidades avançadas de defesa e outras tecnologias relacionadas. Como parte de nosso roteiro de desenvolvimento para a América Latina, em especial no mercado brasileiro, estamos embarcando no desenvolvimento e fabricação da próxima geração de armas inteligentes e soluções de alto desempenho, com preço competitivo. Juntamente com a SIATT, pretendemos nos tornar participantes relevantes do mercado em sistemas de defesa de alta tecnologia.”
Ainda por parte do Grupo EDGE, o presidente do setor de Armas e Mísseis do Grupo, Hamad Al Marar, acrescentou: “Este é um marco crítico e foi alcançado pelo estabelecimento de relações mutuamente benéficas e do apoio e visão da liderança dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil, que continuam a forjar sempre -laços de defesa mais estreitos através da criação de capacidades soberanas independentes e do apoio ao crescimento econômico. Nossa aquisição de 50% do capital da SIATT é um exemplo perfeito disso. Isso nos permitirá combinar experiência no desenvolvimento de armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, ambas áreas de foco do EDGE, e explorar potenciais oportunidades de colaboração para aprimorar tecnologias e capacidades nos mercados dos Emirados Árabes Unidos e do Brasil.”
Outra declaração publicada na nota foi do CEO da SIATT, Rogério Salvador, que também é um dos fundadores da empresa: “Este é um momento de orgulho para a SIATT como líder regional no campo da tecnologia avançada de mísseis. O investimento (do Grupo) EDGE em nossas capacidades e conhecimentos reconhecidos é uma prova da alta qualidade dos nossos produtos e sistemas. Por sua vez, isso permitirá que nos beneficiemos da escala e da experiência internacional multi-domínios do EDGE para desenvolver, de maneira conjunta, a próxima geração de soluções de armas inteligentes para as nossas respetivas Forças Armadas e outros clientes de defesa. A SIATT, como Empresa Estratégica Brasileira de Defesa – EED, continua totalmente comprometida em contribuir para a soberania nacional.”
Por fim, a nota publicou uma declaração do vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira, da Marinha do Brasil: “(O Grupo) EDGE está demonstrando, por meio de ações concretas, que é um parceiro sério, apoiador da indústria de defesa do Brasil e do desenvolvimento das capacidades nacionais em múltiplos domínios. O anúncio de hoje da aquisição de uma participação importante na SIATT pelo Grupo vai fortalecer ainda mais a nossa visão e objetivos mútuos de maior segurança e prosperidade econômica, tanto aqui quanto no além-mar.”
FONTE / FOTO DA ASSINATURA: EDGE
VEJA TAMBÉM:
MANSUP: saiba mais sobre a fase atual e o futuro do míssil antinavio nacional