A fragata Admiral Gorshkov da Marinha Russa completou as tarefas de longa duração. Durante a viagem de 261 dias, iniciada em 4 de janeiro, a fragata percorreu mais de 50 mil milhas náuticas (cerca de 92,6 mil km).
Pela primeira vez, um navio russo com armas hipersônicas a bordo realizou tarefas no Atlântico Ocidental, na costa da África, no Oceano Índico e no Mar Mediterrâneo.
A fragata participou de dois exercícios navais internacionais no Oceano Índico e no Mar da Arábia, e também fez escalas comerciais em portos:
República da África do Sul
República Islâmica do Irã
Reino da Arábia Saudita
República Árabe Síria
República Democrática Popular da Argélia
A Admiral Gorshkov (primeiro da classe Project 22350) é um moderno navio multifuncional de mísseis guiados, projetado para missões nas zonas marítimas e oceânicas distantes.
Dois navios da classe estão em serviço, três completados e cinco em construção. A Marinha Russa planeja construir 15 navios.
Características gerais
Tipo
Fragata de mísseis guiados
Deslocamento
Standard: 4.550 tons
Full: 5.400 tons
Comprimento
135 m
Boca
16 m
Calado
4.5 m
Propulsão
2 eixos CODAG;
2 10D49 motores diesel de cruzeiro de 5.200 shp (3.900 kW);
2 M90FR turbinas a gás de 27,500 shp (20.500 kW);
Total: 65.400 shp (48.800 kW)
Velocidade
29,5 nós (54,6 km/h)
Alcance
4.850 milhas náuticas (8.980 km) a 14 nós (26 km/h)
Autonomia
30 dias
Tripulação
210
Sensores e comando & controle
Radares de busca aérea: radar principal 5P-27 Furke-4 para detecção, rastreamento e direção de tiro de alvos aéreos e de superfície, radar 5P-20K “Poliment” de 4 faces phased array para busca, rastreamento e guiagem
Radar de superfície: 34K1 “Monolit”, para mísseis antinavio e direção de tiro auxiliar para o canhão
Radar de direção de tiro: 5P-10 Puma
Sonar: Zarya-M sonar, Vinyetka towed array sonar
Navegação: 3 × radares Pal-N
Outros: 2 × iluminadores de alvos para o CIWS Palash
Comunicações: Vigstar Centaurus-NM
Sistemas eletroóticos: 2 × MTK-201M and 2 × 5P-520
Sistema de combate: Sigma-22350
Guerra eletrônica & despistadores
EW Suite: Prosvet-M
Contramedidas:
2 × PU KT-308
8 × PU KT-216
2 × 5P-42 Filin
Armamento
1 canhão naval de 130 mm Amethyst/Arsenal A-192M
16 (2 × 8) células VLS 3S14 para mísseis antinavio Kalibr, Oniks, Zircon ou mísseis antissubmairno Otvet (Admiral Gorshkov, Admiral Kasatonov, Admiral Golovko e Admiral Isakov, [todos são Project 22350])
32 (4 × 8) células VLS 3S14M para mísseis antinavio Kalibr, Oniks, Zircon ou Otvet ASW (Admiral Amelko, Admiral Chichagov, Admiral Yumashev e Admiral Spiridonov, [todas as quatro Project 22350 atualizado])
Não há uma versão para exportação e apenas duas foram incorporadas até hoje depois de um longo período de gestação de mais de 10 anos que espera-se deverá ser diminuído para 7 anos a partir da quinta unidade com construção iniciada em 2019 para entrega em 2026.
.
Enfim ótimos navios para a marinha russa, mas, tenho minhas dúvidas se a Rússia, ainda mais sob sanções, seria capaz de garantir um “pós – venda” compensador.
Mesmo sem sanções a Rússia seria incapaz de nos garantir um pós venda descente. Tivemos problemas com os helicópteros da FAB. O Peru também teve, a Argentina… até mesmo a Índia. De fato, é um baita de um navio, mas que, infelizmente, os russos deixam a desejar no pós venda.
Burgos
Visitante
1 ano atrás
Pra aguentar esse tipo de comissão tem que ter nervos de aço .
Ficar 261 dias fora da casa não é pros fracos não !!!
Aqui ficar 30 dias navegando sem Porto tem gente que pira o Kbeção, nome dessa comissão Chama-se Endurance na MB.
Concordo. Mas seria pior ficar todo o tempo em alto mar
Dalton
Visitante
1 ano atrás
A primeira foto mostra a fragata com o indicativo original “417” quando incorporada em 2018, mas, logo foi mudado para “454” como mostrado no infográfico e no vídeo, além do mais no ano passado pintou-se do lado esquerdo da chaminé a letra “V” com mais de 2 metros de altura enquanto no lado direito há uma letra “Z”, ambos símbolos da invasão russa à Ucrânia.
Macgaren
Visitante
1 ano atrás
Unico armamento que a russia produziu nos últimos tempos que realmente tem se mostrado efetivo.
Que navio LINDO!
Manutenção
Navio Lindo, bem armado e barato, pena que não poderia ser adquiro para o Brasil.
Não há uma versão para exportação e apenas duas foram incorporadas até hoje depois de um longo período de gestação de mais de 10 anos que espera-se deverá ser diminuído para 7 anos a partir da quinta unidade com construção iniciada em 2019 para entrega em 2026.
.
Enfim ótimos navios para a marinha russa, mas, tenho minhas dúvidas se a Rússia, ainda mais sob sanções, seria capaz de garantir um “pós – venda” compensador.
Mesmo sem sanções a Rússia seria incapaz de nos garantir um pós venda descente. Tivemos problemas com os helicópteros da FAB. O Peru também teve, a Argentina… até mesmo a Índia. De fato, é um baita de um navio, mas que, infelizmente, os russos deixam a desejar no pós venda.
Pra aguentar esse tipo de comissão tem que ter nervos de aço .
Ficar 261 dias fora da casa não é pros fracos não !!!
Aqui ficar 30 dias navegando sem Porto tem gente que pira o Kbeção, nome dessa comissão Chama-se Endurance na MB.
Concordo. Mas seria pior ficar todo o tempo em alto mar
A primeira foto mostra a fragata com o indicativo original “417” quando incorporada em 2018, mas, logo foi mudado para “454” como mostrado no infográfico e no vídeo, além do mais no ano passado pintou-se do lado esquerdo da chaminé a letra “V” com mais de 2 metros de altura enquanto no lado direito há uma letra “Z”, ambos símbolos da invasão russa à Ucrânia.
Unico armamento que a russia produziu nos últimos tempos que realmente tem se mostrado efetivo.
Sem exagero!
Para mim, ela e as FREMM francesas são as fragatas mais bonitas da atualidade.
Concordo.
Canhão de 130mm na proa. Aí tá certo.
48 células VLS e o 9M100 (S-350) ainda é quad-packed!
Corre atrás Ocidente!!