Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

Diretor: Charles Frend

Atores Principais: Jack Hawkins e Donald Sinden

Mar Cruel é um clássico filme britânico de grande sucesso, cuja narrativa fictícia se passa durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Ele retrata de forma bem realista as duras condições nas quais a Batalha do Atlântico foi realizada entre a Marinha Real e os submarinos alemães.

O filme é baseado no livro “The Cruel Sea” (1951), que se tornou um best-seller, do ex-Oficial de Marinha Nicholas Monsarrat. Ele serviu em navios da “Royal Navy”, durante a Batalha do Atlântico, entre 1940 e 1945.

Importante mencionar que este filme foi realizado sob o ponto de vista dos marinheiros britânicos, que serviram em navios escoltas[1] dos comboios[2].

O tenente George Ericson (Jack Hawkins), ex-oficial da Marinha Mercante, assume o comando do HMS[3] Compass Rose (K 49), uma corveta da classe “Flower” da Marinha Real britânica, especializada na escolta de comboios e guerra antissubmarino. A tripulação era inexperiente, mas a liderança do comandante fez o navio evoluir na prontidão para o combate.

Outro personagem de grande destaque no filme é o assertivo Keith Lockhart  (Donald Sinsen), cuja profissão de origem era jornalista. Passado pouco tempo, por motivo de problemas de saúde do Imediato Lockhart assumiu a função.

 

A Alemanha após derrotar a França em 1940, passou a ocupar várias bases no Atlântico. Estas bases facilitavam a ação dos submarinos no ataque aos comboios britânicos. O ataque ao tráfego mercante do inimigo com o objetivo de enfraquecê-lo é uma prática antiga na guerra naval. O sistema de comboios salvou o tráfego marítimo inglês dos ataques dos submarinos alemães.

A experiência mostrou que no sistema de comboios: os navios mercantes conseguiam manter sua posição na formatura; a moral da tripulação ficava elevada com a proteção dos navios de guerra; e a chegada programada dos navios nos portos permitia que o planejamento e a operação de carga e descarga fossem realizadas de forma mais eficiente.

Contudo, como desvantagem tínhamos a redução da velocidade de todos os navios do comboio em função da velocidade do navio mais lento.

Uma cena marcante foi a decisão de Ericson em realizar um ataque com bombas de profundidade contra um submarino alemão. As explosões também matariam os marinheiros de um navio mercante, que estavam desesperados em sobrevivência no mar após seu navio ter sido afundado.

Após três anos de serviço na escolta de comboios, o HMS Compass Rose é torpedeado  e afundado por um submarino alemão. Comandante e tripulação tiveram que abandonar o navio e somente 11 conseguiram sobreviver. O Comandante foi resgatado.

Posteriormente, ele assumiria o comando da fragata HMS Saltash Castle. No final da guerra, enquanto escolta um comboio no Ártico, a fragata HMS Saltash Castle afunda o submarino alemão U-53 e retorna ao porto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E  SITES CONSULTADOS


[1] Navio de guerra que protege alvos de maior valor estratégico. Possui a capacidade de localizar, atacar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos.

[2] Sistema organizado em grupo de navios mercantes e   de guerra (escoltas), em formatura, com o objetivo de proteger o tráfego marítimo durante a travessia entre portos.

[3] Her Majesty’s Ship, Navio de Sua Majestade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments