Submarino Tupi, tipo IKL 209

Submarino Tupi, Type 209/1400

Segundo o site Zona Militar, a Armada Argentina, que está há seis anos sem operar submarinos, está analisando a opção de incorporar um dos submarinos da classe “Tupi” (Type 209/1400) recentemente desativados pela Marinha do Brasil.

De acordo com a matéria do site, durante a Operação “Fraterno”, realizada entre o final de agosto e o início de setembro deste ano, pessoal da Armada Argentina foi destacado a bordo do submarino Tikuna (S34) realizando diferentes ações guerra submarina com as unidades empregadas pelas duas marinhas, incluindo as fragatas União e Independência da classe “Niterói” e o destróier Heroína (Meko 360H2)

A classe “Tupí” é uma evolução da classe Type 209/1200 operada pelo Comando da Força de Submarinos. O ARA Salta (S31) atualmente é utilizado como submarino de treinamento na Base Naval de Mar del Plata (BNMP) e pelo ARA San Luis (S32) desativado em 1997, com notável participação na guerra das Malvinas.

Depois da descontinuidade da construção dos submarinos TR 1700/1400 e da perda do ARA San Juan e de sua tripulação em 2017, o submarinos Salta e do Santa Cruz tiveram sua modernização de meia vida interrompida, deixando a Armada sem submarinos operacionais.

Embora não tenha sido revelado qual seria a possível incorporação de um dos “Tupí”, a transação poderia ser realizada pela modalidade de arrendamento mercantil, ou venda tradicional. Existem também interesse da Argentina por novos submarinos da classe “Riachuelo”, construídos no Brasil no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo
Submarinos argentinos ARA Salta, ARA Santa Cruz e ARA San Juan, em foto de arquivo
Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments