Suposto acidente com submarino chinês volta a aparecer na mídia
Mais de 50 marinheiros chineses teriam morrido após submarino nuclear ficar preso em armadilha no Mar Amarelo, diz jornal
O jornal britânico “Daily Mail” publicou matéria baseada em suposto relatório secreto que 55 marinheiros chineses morreram dentro de um submarino nuclear em agosto. Segundo informações do documento divulgadas nesta terça-feira, eles teriam sido vítimas de uma falha nos sistemas de oxigênio da embarcação.
O submarino, conforme o “The Mirror”, teria sido pego em uma armadilha destinada a embarcações dos Estados Unidos e do Reino Unido. De acordo com o documento, “relatórios de inteligência indicam que em 21 de agosto houve um acidente a bordo enquanto [o submarino] realizava uma missão no Mar Amarelo”.
A notícia sobre o suposto acidente tinha sido divulgada em agosto, em um primeiro post da conta @lude_media no X (ex-Twitter), que seria afiliada ao movimento religioso Falun Gong.
Posteriormente não houve confirmação de nenhuma mídia chinesa estatal ou comercial, sobre o referido acidente.
Hoje, a mesma notícia reapareceu, publicada primeiro por tabloides britânicos, que são conhecidos por publicarem matérias sensacionalistas e de pouca credibilidade.
A nova versão da notícia diz um submarino Type 093 atingiu um “obstáculo usado pela Marinha chinesa para prender submarinos dos Estados Unidos e aliados” e isso resultou em falhas nos sistemas. A China teria se recusado a solicitar ajuda internacional para o submarino preso, embora Pequim tenha negado oficialmente que o incidente ocorreu.
No mapa do local do provável acidente com um submarino nuclear chinês divulgado pelo jornal Daily Mail, a profundidade indicada (menos de 20 m) não seria suficiente para um submarino nuclear Type 093 afundar, no máximo ficaria encalhado.
NOTA DA REDAÇÃO: Qualquer acidente de submarino nuclear provocaria a mobilização de vários navios e aeronaves chinesas para busca e salvamento e isso seria percebido por Taiwan, Japão, Coreia do Sul e pelos EUA. Outro ponto a destacar é que Marinha Chinesa possui modernos meios para salvamento de submarinos e não precisaria solicitar ajuda de outras marinhas para a tarefa.