TRIESTE, Itália — Ocorreu no dia 6/10 o lançamento técnico do sexto navio de patrulha offshore multiuso (PPA) Ruggiero di Lauria no estaleiro Fincantieri em Muggiano.

A cerimônia contou com a presença, entre outros, do Almirante Enrico Credendino, Chefe da Marinha Italiana, e Gianmarco Medusei, Presidente do Conselho Regional da Ligúria, recebidos na Fincantieri pelo Gen. Claudio Graziano, Presidente, e Dario Deste, Gerente Geral da a Divisão de Navios de Guerra.

Esta embarcação faz parte do plano de renovação das linhas operacionais dos navios da Marinha Italiana, aprovado pelo Governo e pelo Parlamento e iniciado em maio de 2015 (“Lei Naval”) sob a égide da OCCAR (Organisation Conjointe de Cooperation sur l’Armement, a organização internacional para a cooperação em matéria de armas).

PPA – Navio Patrulha Offshore Multiuso

O navio patrulha offshore polivalente é um navio altamente flexível e com capacidade para cumprir múltiplas funções, desde patrulha com capacidade de salvamento marítimo até operações de Proteção Civil e, na sua versão mais bem equipada, navio de combate de primeira linha. Haverá, de fato, diferentes configurações de sistema de combate: desde uma versão “leve” para a tarefa de patrulha, integrada para capacidade de autodefesa, até uma versão “completa”, equipada para uma capacidade de defesa total.

A embarcação também é capaz de operar embarcações de alta velocidade como o RHIB (Barco Inflável de Casco Rígido) de até 11 metros de comprimento por meio de guindastes laterais ou de uma rampa de reboque localizada na popa.

Características da embarcação:

  • 143 metros de comprimento total
  • Velocidade superior a 31 nós de acordo com a configuração da embarcação e condições operacionais
  • 171 pessoas da tripulação
  • Equipado com uma planta propulsora combinada de diesel, turbina a gás (CODAG) e sistema de propulsão elétrica
  • Capacidade de abastecimento de água potável à terra.

Os navios Polivalentes da Patrulha Offshore são construídos no Estaleiro Integrado de Riva Trigoso e Muggiano, com entregas previstas até 2026.

Almirante Ruggiero Di Lauria: Grande Almirante do Reino de Aragão e Sicília. Nomeado pelo rei de Aragão, Pedro III, chefe da frota (1282), desde o início demonstrou grande habilidade marítima e liderança que o levaria a vencer qualquer batalha no mar, mesmo em condições de evidente desvantagem; ele derrotou os angevinos (1283) em Malta e, no ano seguinte, perto de Nápoles, fazendo prisioneiro o próprio regente Carlos (o futuro rei Carlos II). Após a Paz de Caltabellotta (1302), no final da guerra de 20 anos das Vésperas Sicilianas entre os Angevinos e os Aragoneses, retirou-se para a Catalunha. Ele entrará para a história como o almirante com excelentes habilidades militares e conhecimentos náuticos, bem como habilidades táticas e de navegação incomuns.

Sobre a Fincantieri

A Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo, o único ativo em todos os setores da indústria naval de alta tecnologia. Graças à expertise desenvolvida na gestão de projetos complexos, o Grupo possui referências de primeira classe em infraestruturas e é um player de referência em tecnologias digitais e cibersegurança, eletrónica e sistemas avançados. Com mais de 230 anos de história e mais de 7.000 navios construídos, a Fincantieri mantém o seu know-how, expertise e centros de gestão em Itália, empregando aqui 10.000 trabalhadores e criando cerca de 90.000 empregos, que duplicam em todo o mundo graças a uma rede de produção de 18 estaleiros que operam em quatro continentes e com quase 21 mil funcionários.

FONTE: Fincantieri

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments