O 2º Distrito Naval divulgou nota sobre o primeiro exercício realizado entre navios da ForMinVar (Força de Minagem e Varredura) e o submarino Riachuelo (S40). Segundo a nota, os navios-varredores (NV) Atalaia e Araçatuba operaram no dia 5 de outubro com o Riachuelo (na foto acima, em caráter meramente ilustrativo) nas proximidades da cidade de Salvador (BA).

Os dois navios da ForMinVar realizaram a varredura do canal de acesso ao porto da cidade, demarcação do canal varrido e guiagem do submarino (foto abaixo, divulgada pelo 2º DN). O objetivo do exercício foi garantir um canal de águas seguras nesta ocasião que foi, ainda segundo a nota, a primeira visita a um porto diferente da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), sede da Força de Submarinos.

O 2º DN também destacou que este exercício de contramedidas de minagem “reforça a importância da realização deste tipo de operação por ocasião da entrada e saída de porto dos submarinos, em especial dos futuros submarinos de propulsão nuclear, além de contribuir para a crescente e necessária integração da Força de Minagem e Varredura com a Força de Submarinos.”

Visitação do público ao Riachuelo e à fragata Constituição no porto de Salvador

Em outra nota divulgada em seu site, o 2º DN informou que tanto o submarino Riachuelo quanto a fragata Constituição (F42) atracaram no final de semana de 6 a 8 de outubro. Na sexta (6) e no sábado (7), o submarino recebeu a visita de autoridades estaduais e municipais, membros da Sociedade Amigos da Marinha e escoteiros do mar.

Já no domingo (8) houve visitação pública entre 9h e 16h. Um total de 2 mil pessoas que visitaram a fragata puderam entrar no navio. Quanto ao  Riachuelo, os visitantes tiveram que se contentar em ver o submarino a partir do cais. A Constituição também esteve aberta à visitação em Salvador no dia 24 de setembro, quando participou da Operação “Tropicalex”.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments