Nota da Marinha do Brasil sobre o incêndio a bordo da fragata ‘Rademaker’
MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília – DF.
Em 18 de outubro de 2023.
Em relação à matéria intitulada “Incêndio a bordo da fragata Rademaker”, publicada hoje (18), no site do Poder Naval, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando da Força de Superfície, informa que durante a madrugada do dia 17 de outubro, por volta das 2h50, ocorreu um incêndio na Fragata “Rademaker”, no compartimento do Quadro Elétrico Secundário a Ré e da Central de Distribuição Elétrica (CDE) M2.
Na ocasião, o navio realizava a Comissão de Programa de Adestramento no Mar, Fase I, e navegava próximo a Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ). A tripulação teve êxito no combate ao incêndio, mediante apurado adestramento e seguindo todos os procedimentos de segurança para este tipo de incidente no mar.
A equipe médica de bordo prontamente atendeu quatro militares em virtude da inalação de fumaça. Sem gravidade, os militares já foram liberados, enquanto os demais tripulantes encontram-se em bom estado de saúde. O navio retornou ao Rio de Janeiro e uma sindicância foi instaurada a fim de apurar as causas do ocorrido.