Nota da Marinha do Brasil sobre o incêndio a bordo da fragata ‘Rademaker’
MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Brasília – DF.
Em 18 de outubro de 2023.
Em relação à matéria intitulada “Incêndio a bordo da fragata Rademaker”, publicada hoje (18), no site do Poder Naval, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando da Força de Superfície, informa que durante a madrugada do dia 17 de outubro, por volta das 2h50, ocorreu um incêndio na Fragata “Rademaker”, no compartimento do Quadro Elétrico Secundário a Ré e da Central de Distribuição Elétrica (CDE) M2.
Na ocasião, o navio realizava a Comissão de Programa de Adestramento no Mar, Fase I, e navegava próximo a Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ). A tripulação teve êxito no combate ao incêndio, mediante apurado adestramento e seguindo todos os procedimentos de segurança para este tipo de incidente no mar.
A equipe médica de bordo prontamente atendeu quatro militares em virtude da inalação de fumaça. Sem gravidade, os militares já foram liberados, enquanto os demais tripulantes encontram-se em bom estado de saúde. O navio retornou ao Rio de Janeiro e uma sindicância foi instaurada a fim de apurar as causas do ocorrido.
“A tripulação teve êxito no combate ao incêndio, mediante apurado adestramento”
Este deve ser o treinamento mais aplicado em casos reais na MB
Quem bom que nao teve vitimas fatais desta vez…
Servi por vários anos embarcado nos anos 80/90 e realente treinamos muito o combate a incêndios, inclusive com cursos realizado em ambiente fechado com fogo.
A Mb possui nível elevado chamado CAAML treina militares e são capaz com êxito combate incêndio com segurança temos melhores militares pronto para adestrar,
E querem operar submarinos nucleares, de manutenção mais dispendiosa e sensível que uma fragata dos anos 80.
E o quê você entende de adestramento para controle de incêndios e avarias no mar?
Aqui todo mundo entende de tudo. Até de cirurgia de ponte de safena… Só tem “ixxpicialixxta”.
EDITADO:
COMENTARISTA SUSPENSO
Só para esclarecer… Positivei a “SUSPENSÃO” do comentarista e não o seu comentário 😉
Gente boa, a fragata estava em PASE, procedimento que todo navio passa após período de longe reparo. Eventuais problemas como este são normais nesse período em qualquer navio de qualquer marinha do mundo. E nesse episódio nossos marinheiros demonstraram o alto nível de adestramento e prontidão. Não dê opinião em assunto que não entenda, para não correr riscos de passar vergonha. Leigo é leigo.
As pessoas q não tem conhecimento costumam dar opinião inadequada, mas faz parte dos comentários, gera discussão e cria conhecimento para os desavisados. Parabéns aos marinheiros de prontidão. E o treinamento contra incêndio no mar tem q ser feito de forma firme e periódica.
O submarino nuclear Kursk da Rússia sofreu duas explosões e afundou matando 118 tripulantes.
Será que a Rússia não sabe como operar e manter um submarino nuclear ?
Falando bobagem KRA, vc não entende nada de nada
Um porta helicoptero americano (ou porta avioes, nao lembro bem), teve que dar baixa pq pegou fogo quase por inteiro, isso tem pouco tempo, (uns 3 ou 4 anos). Sendo que é a maior marinha do mundo, possuem diversos meios nucleares e tu me fala isso?!?!
Nao me venha com bobagens!
Ignorancia se fazendo presente…
Felizmente ninguém ficou gravemente ferido e isso demonstra que o treinamento de combate à incêndio está adequado. Bravo Zulu à tripulação
Excelente atuação no controle de avaria. Salvaram o navio e graças a Deus ninguém sofreu ferimentos. Bravo Zulu para TODOS envolvidos na faina.
Bravo zulu! O nosso treinamento na Inglaterra valeu. Estão de parabéns toda a tribulação. Quem diria se não fosse os praças para manter o barco flutuando.
Em 2013 ao retornamos do Líbano tivemos um incêndio de grandes proporções dentro da fragata Liberal F43, foram 3 horas de combate incessante
BZ!
Mas significa que houve feridos sem gravidade.
Lembrando aos mais empolgados que: vem o relatório! O laudo, aí sim bravo zulu ou não! Esperamos o melhor para nossos campanhas!!!
Parabéns ao controle de avarias da Fragata que conseguiu debelar esse grave incêndio.
Altíssimo padrão!! Graças aos cursos, adestramentos, exercícios… BZ
Enquanto isso o salário dos graduados está sumindo nas ondas e só vê uma perna no horizonte
Bravo Zulu, eu fiz muitos treinamentos na Marinha, na Marinha Mercante tive incêndios a bordo e apagamos. Quem serviu na Marinha do Brasil jamais esquece. Parabéns tripulação da F49. Orgulho do nosso Brasil, não trai a Pátria jamais.
Servi em vários navios como Duque de Caxias, porta avião Minas gerais, soares Dutra, Garcia D’Ávila, CT paraíba classe Garcia, navio escola Brasil e fiz inúmeras viagens destacado em quase todos os navios da esquadra, e tive esse tipo de contra tempo a bordo de quase todas as viagens e conseguimos sanar todas , a última foi no NE Brasil incêndio que queimou parte da super estrutura.
O bom que ninguem se feriu… Se tivesse que apostar na causa, iria em algum problema elétrico.
Bom dia amigos a fragata rademaker deu perda total ou tem como recuperar o navio?
Ainda é cedo para responder Souto, mas, a “Rademaker” não tinha muitos anos de vida de qualquer forma, então, pode ser que não valha a pena investir nela.
Servi na Rademaker em 84,incêndio em navios acontece, porém os treinamentos em navios operativos são constantes só quem serviu embarcados conhece muito bem a vida de bordo. Não tem moleza o medo é ZERO!
Você serviu na Royal Navy Davi ? Seria interessante saber mais sobre sua experiência. No mais a US Navy tem um ditado que inclusive me foi contado por um ex tripulante do “Hornet” que fazia trabalho voluntário de que “Every saylor is a firefighter” !
.
O problema do navio foi ” Junta ” junta tudo e joga no lixo, navio velho acontece isso, alias quase tudo velho acontece.
Enquanto se discute relativamente ao combate, bem sucedido, do incêndio na Rademaker, fico aqui imaginando como chegamos a esse ponto, da falta de uma esquadra. Pois é. Sempre compramos e operamos navios de segunda mão, e nossa esquadra chegou a ter um número expressivo deles, sem que houvesse um grande incêndio nas unidades. Pelo menos não me lembro. Houve um fogo amigo argentino e um submarino que afundou de forma bizarra, atracado no porto. Também o São Paulo participou de desastres com mortes. Ficamos a esperar a construção de quatro corvetas(dizem que são fragatas), as quais, quando comissionadas, serão os… Read more »
Banheira velha, já deveria estar na reserva
Espero que consigam a recuperar pois estamos com poucos meios.
Amigos, salvo engano nenhuma fragata da classe Greenhalgh foi enviada para a Unifil, tendo as fragatas da classe Niterói se revezado e contado até com a Barroso.Alguém sabe explicar a razão?
Um navio militar bem manutenido e que receba atualizações constantes de sensores e armamentos, sempre terá valor em batalha, não pode ser chamado de “sucata”. É bem diferente de aviões de combate. Claro que há obsolescência, mas a verdade é que enquanto valer a pena manter os motores funcionando e enquanto o casco estiver íntegro, um navio como esse pode atuar numa marinha e cumprir funções importantes. Mas também e fato que, quanto mais antiga a embarcação, maior o seu custo de manutenção, e é isto que tem levado a maioria das embarcações da nossa marinha para a reserva ou… Read more »
Desculpe a ignorância.. essa fragata é Americana? Se for do Brasil.. podemos ter um nome Brasileiro? RADEMAKER….. desculpem me mais é D+… vamos alugar o Brasil!!!!
Esse é o sobrenome de um almirante brasileiro que foi vice presidente do Brasil durante o governo Médici.
Vice ditador acho que você quer dizer…
Tipo o que, Guaicuru?
Marinha de brinquedo.
Rademaker – foi Almirante Brasileiro. Só p esclarecimentos. Foi VP da República. BZ aos bravos combatentes da Fragata Rademaker e always is mind Every Sailor is firefighter
Aproveita o incêndio e aposenta logo, acender vela para Meio-morto seria desperdício de recursos…
Melhor usar como Alvo naval para teste de mísseis.