A cerimônia de lançamento do Vlissingen, segundo dos doze navios de contramedidas de minas do programa rMCM belga-holandês, destinado à Marinha Real Holandesa, teve lugar no dia 19 de outubro de 2023 em Concarneau, na presença dos Chefes da Marinha Real Holandesa e a Marinha Belga, e o representante do Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa. O lançamento foi realizado pela Kership, que constrói os navios em Concarneau por conta do Naval Group, contratado geral.

Este programa foi atribuído em 2019 à Belgium Naval & Robotics, consórcio formado pelo Naval Group e Exail, na sequência de uma competição internacional. Prevê o fornecimento à Marinha Belga e à Marinha Real Holandesa de doze navios de contramedidas contra minas e cerca de uma centena de drones integrados numa caixa de ferramentas que equipará os navios.

O Naval Group, como arquiteto geral e contratado principal, é responsável pelo projeto dos navios, pela integração geral e pelos testes e comissionamento do sistema de missão (sistema de combate e sistema de contramedidas de minas).

A Kership, joint venture entre o Naval Group e a Piriou, é responsável pela produção dos doze navios montados em Concarneau e Lanester.

A Exail, como co-contratada, é responsável pelo sistema dos drones não tripulados. A maioria desses drones será produzida em Ostende, na Bélgica. A manutenção dos navios será realizada na Bélgica em estreita colaboração entre a Marinha Belga e o Naval Group da Bélgica, com a assistência do seu parceiro Flanders Ship Repair.

O Vlissingen, segundo navio do programa e primeiro destinado à Marinha Real Holandesa, será entregue em 2025.

O primeiro navio, Oostende, destinado à Marinha Belga, foi lançado em 29 de março de 2023, enquanto foi batida a quilha do terceiro dos doze navios, o M941 Tournai, também destinado à Marinha Belga. A quilha do quarto navio, o Scheveningen, segundo navio destinado à Marinha Real Holandesa, foi batida em 19 de julho de 2023.

A entrega do Oostende está prevista para o final de 2024 em Zeebrugge, na Bélgica. As entregas dos outros navios serão então escalonadas até 2030.

Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group disse: “Este navio é mais uma vez o símbolo de uma grande cooperação industrial, mas também de uma grande cooperação europeia. O Vlissingen é agora lançado menos de 53 meses após a entrada em vigor do contrato. Este sucesso é fruto do trabalho cooperativo das equipes de engenharia do Naval Group, das equipes de produção de Kership e do estaleiro Piriou, e das equipes das administrações belga e holandesa, a quem gostaria de felicitar.”

Uma parceria industrial e europeia única

O programa rMCM é também um elemento importante da Defesa Europeia. Este programa demonstra que os países europeus podem trabalhar em conjunto para definir as suas necessidades e partilhar uma solução que está destinada a tornar-se uma referência no domínio das contramedidas contra minas, não só para as marinhas belga e holandesa, mas também para outras marinhas na Europa e em todo o mundo.

Em setembro de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a França, a Bélgica e os Países Baixos. Permite que a França use o projeto de navios rMCM para equipar a Marinha Francesa. 12+6 navios deverão ser entregues no âmbito destes programas. A Thales, que desde 2015 vem desenvolvendo o programa franco-britânico de contramedidas de minas não tripuladas MMCM, atualmente sendo testado no mar pelas duas Marinhas, será responsável pela solução de drones embarcados para a França. Esta parceria solidifica ainda mais a cooperação destes três países no domínio da guerra contra minas.

Uma embarcação resiliente e uma caixa de ferramentas de última geração

Esses navios especializados e ciberprotegidos por projeto de contramedidas para minas (MCM) são os primeiros a ter a capacidade de embarcar e lançar uma combinação de drones de superfície (eles próprios embarcações de 12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os navios de contramedidas contra minas utilizarão um sistema principalmente autônomo para detecção, classificação e neutralização de minas. Podem resistir a explosões subaquáticas e possuem assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, em linha com as missões a realizar.

Esses navios de contramedidas para minas possuem as seguintes características:
• Comprimento: 82,6m
• Boca: 17m
• Deslocamento: 2.800t
• Velocidade máxima: 15,3 nós
• Alcance: >3.500 milhas náuticas
• Tripulação: 63 pessoas (tripulação base 33 pessoas)
• Capacidades de drones: Sistema Exail UMISOFT, 2 veículos de superfície não tripulados (Exail Inspector 125), 3 veículos subaquáticos autônomos (A-18 equipado com sonar Exail UMISAS 120), 2 sonares rebocados (T-18 equipado com sonar Exail UMISAS 240), 2 Sistemas de Identificação e Descarte de Minas (MIDS) (Exail Seascan e K-Ster C), 2 aeeronaves aéreas não tripuladas (UMS Skeldar’s V200), 1 sistema de varredura de minas de influência Exail integrando 5 módulos magnéticos CTM e 1 módulo acústico PATRIA.
• Capacidade de embarque: 2 barcos infláveis de casco rígido SOLAS de 7m.
• Manuseio: sistemas de lançamento e recuperação de 2 lados para drones de superfície ou barcos de comando, um guindaste traseiro dedicado de 15t e um guindaste suspenso de 3t.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Putz!
Doze navios com 2.800 ton de deslocamento.
Nós, nada!
O que há com esse nosso país? Mal demos conta de dois navios de 500 ton de deslocamento.

Glasquis7

As vezes que fiz esse questionamento fui trucidado.

Abner

Devo concordar com você amigo, foi complicado construir 2 navios.

Me pergunto quando vamos levar a sério a questão de defesa.

deadeye

O que há: Oficiais, pensões, praças e inativos correspondendo a 80% do orçamento da MB. (antes que alguém me trucide, trabalho com números e sei analisar orçamentos)

Marcelo Andrade

Politicos empregados por nos!

Heinz

Qual seria uma medida para melhorar esses números sem tirar direitos já garantidos aos servidores?

deadeye

Reformar a previdência dos militares, não fazer concurso anual com 2.000 vagas ao ano, colocar os militares no RPPS da União, limitando as aposentadorias e pensões ao teto do INSS como já é no RPPS. É comandante e ganha 15 mil? Se quiser a integral, contribua no Regime Complementar da União.

Heinz

Parece ser interessante, mas se for colocar os militares, deveria colocar toda a casta do judiciário, corta privilégios de políticos como aposentadoria vitalícia após dois mandantes e etc, não que uma dependa da outra, foi só um complemento

Marcelo

O Brasil não é para amadores !!!

Gabriel BR

É disso que precisamos

Moriah

De uns 6 desse

Wellington R. Soares

Dúvida, qual valor unitário?
Penso senão seria possível comprar uns 4 de prateleiras 🤔

Nemo

Na época do lançamento foi divulgado um valor (não confirmado) de um bilhão de dólares. Foi uma informação que apareceu e não consegui confirmar a veracidade. Mas, com todos os equipamentos e parafernália eletrônica envolvida pode não ficar muito longe

Vinicius Ferreira Soares

US$ 1 bilhão?? Um navio desse c preço de FREEM??

Wellington R. Soares

Caro Nemo, se realmente for um Bi de Biden fica complicado em sonharmos com algo assim rsrr..
Pelo que se nota possuí muitas capacidades. Espetacular !!!

Nemo

https://www.janes.com/amp/belgium-naval-robotics-secures-contract-for-dutchbelgian-mcm-programme/ZnlJK3dHVU9mZ28xajRJVkc5dVI5VFp1cVMwPQ2
Janes fala de um contrato de dois bilhões de Euros. Não está claro se estão todos os equipamentos incluídos, mas são 12 MCM.

EduardoSP

Curioso a exaustão dos motores estar voltada para logo acima do helipad.

maurizio

Rapaz… Se for US$ 1 bi por unidade… temos outras prioridades(as quais serão solenemente não atendidas) frente à isso… E existem fornecedores mais em conta… Sempre achei que poderíamos construir os cascos das nossas belonaves na China, com projeto e design nacional, e poderíamos recheá-los aqui no Brasil…Com os sistemas de armas e eletrônicos que fossem especificados no projeto… Talvez isso barateasse o projeto um pouquinho…

Heinz

Precisamos com urgência de navios deste tipo, não necessariamente esse modelo aí. Mas que façam essa função, nossa marinha da se rastejando, não possue força suficiente