A cerimônia de lançamento do Vlissingen, segundo dos doze navios de contramedidas de minas do programa rMCM belga-holandês, destinado à Marinha Real Holandesa, teve lugar no dia 19 de outubro de 2023 em Concarneau, na presença dos Chefes da Marinha Real Holandesa e a Marinha Belga, e o representante do Chefe do Estado-Maior da Marinha Francesa. O lançamento foi realizado pela Kership, que constrói os navios em Concarneau por conta do Naval Group, contratado geral.

Este programa foi atribuído em 2019 à Belgium Naval & Robotics, consórcio formado pelo Naval Group e Exail, na sequência de uma competição internacional. Prevê o fornecimento à Marinha Belga e à Marinha Real Holandesa de doze navios de contramedidas contra minas e cerca de uma centena de drones integrados numa caixa de ferramentas que equipará os navios.

O Naval Group, como arquiteto geral e contratado principal, é responsável pelo projeto dos navios, pela integração geral e pelos testes e comissionamento do sistema de missão (sistema de combate e sistema de contramedidas de minas).

A Kership, joint venture entre o Naval Group e a Piriou, é responsável pela produção dos doze navios montados em Concarneau e Lanester.

A Exail, como co-contratada, é responsável pelo sistema dos drones não tripulados. A maioria desses drones será produzida em Ostende, na Bélgica. A manutenção dos navios será realizada na Bélgica em estreita colaboração entre a Marinha Belga e o Naval Group da Bélgica, com a assistência do seu parceiro Flanders Ship Repair.

O Vlissingen, segundo navio do programa e primeiro destinado à Marinha Real Holandesa, será entregue em 2025.

O primeiro navio, Oostende, destinado à Marinha Belga, foi lançado em 29 de março de 2023, enquanto foi batida a quilha do terceiro dos doze navios, o M941 Tournai, também destinado à Marinha Belga. A quilha do quarto navio, o Scheveningen, segundo navio destinado à Marinha Real Holandesa, foi batida em 19 de julho de 2023.

A entrega do Oostende está prevista para o final de 2024 em Zeebrugge, na Bélgica. As entregas dos outros navios serão então escalonadas até 2030.

Pierre Eric Pommellet, CEO do Naval Group disse: “Este navio é mais uma vez o símbolo de uma grande cooperação industrial, mas também de uma grande cooperação europeia. O Vlissingen é agora lançado menos de 53 meses após a entrada em vigor do contrato. Este sucesso é fruto do trabalho cooperativo das equipes de engenharia do Naval Group, das equipes de produção de Kership e do estaleiro Piriou, e das equipes das administrações belga e holandesa, a quem gostaria de felicitar.”

Uma parceria industrial e europeia única

O programa rMCM é também um elemento importante da Defesa Europeia. Este programa demonstra que os países europeus podem trabalhar em conjunto para definir as suas necessidades e partilhar uma solução que está destinada a tornar-se uma referência no domínio das contramedidas contra minas, não só para as marinhas belga e holandesa, mas também para outras marinhas na Europa e em todo o mundo.

Em setembro de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre a França, a Bélgica e os Países Baixos. Permite que a França use o projeto de navios rMCM para equipar a Marinha Francesa. 12+6 navios deverão ser entregues no âmbito destes programas. A Thales, que desde 2015 vem desenvolvendo o programa franco-britânico de contramedidas de minas não tripuladas MMCM, atualmente sendo testado no mar pelas duas Marinhas, será responsável pela solução de drones embarcados para a França. Esta parceria solidifica ainda mais a cooperação destes três países no domínio da guerra contra minas.

Uma embarcação resiliente e uma caixa de ferramentas de última geração

Esses navios especializados e ciberprotegidos por projeto de contramedidas para minas (MCM) são os primeiros a ter a capacidade de embarcar e lançar uma combinação de drones de superfície (eles próprios embarcações de 12 metros e 18 toneladas), drones subaquáticos e drones aéreos. Os navios de contramedidas contra minas utilizarão um sistema principalmente autônomo para detecção, classificação e neutralização de minas. Podem resistir a explosões subaquáticas e possuem assinaturas acústicas, elétricas e magnéticas muito baixas, em linha com as missões a realizar.

Esses navios de contramedidas para minas possuem as seguintes características:
• Comprimento: 82,6m
• Boca: 17m
• Deslocamento: 2.800t
• Velocidade máxima: 15,3 nós
• Alcance: >3.500 milhas náuticas
• Tripulação: 63 pessoas (tripulação base 33 pessoas)
• Capacidades de drones: Sistema Exail UMISOFT, 2 veículos de superfície não tripulados (Exail Inspector 125), 3 veículos subaquáticos autônomos (A-18 equipado com sonar Exail UMISAS 120), 2 sonares rebocados (T-18 equipado com sonar Exail UMISAS 240), 2 Sistemas de Identificação e Descarte de Minas (MIDS) (Exail Seascan e K-Ster C), 2 aeeronaves aéreas não tripuladas (UMS Skeldar’s V200), 1 sistema de varredura de minas de influência Exail integrando 5 módulos magnéticos CTM e 1 módulo acústico PATRIA.
• Capacidade de embarque: 2 barcos infláveis de casco rígido SOLAS de 7m.
• Manuseio: sistemas de lançamento e recuperação de 2 lados para drones de superfície ou barcos de comando, um guindaste traseiro dedicado de 15t e um guindaste suspenso de 3t.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

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