Marinha da Coreia do Sul comissiona a fragata ‘Chuncheon’, última da classe Daegu FFX Batch II
A HHI (Hyundai Heavy Industries) da Coreia do Sul entregou ROKS Chuncheon, a oitava e última fragata da classe Daegu, para a Marinha da República da Coreia (ROKN) em 24 de outubro de 2023, no estaleiro HHI em Ulsan
A última fragata FFX Batch II, Chuncheon, da classe Daegu recebeu o nome do antigo LCI-103 Chuncheon (Landing Craft Infantry) que foi adquirido da Marinha dos Estados Unidos (USN) em 1946. O primeiro Chuncheon de 1ª geração serviu ao seu propósito como navio de treinamento até julho de 1956, onde foi posteriormente retirado do uso ativo. “A 2ª geração do Chuncheon servirá novamente ao seu propósito, defendendo os mares coreanos de forma sólida”, conforme divulgado pela DAPA em comunicado.
Após a cerimônia de lançamento do navio, que ocorreu em março de 2022, o ROKS Chuncheon passou por vários testes e modificações antes da entrega. O ROKS Chuncheon aumentará ainda mais a capacidade de guerra antissubmarino (ASW) da ROK Navy contra ameaças crescentes da Coreia do Norte e da vizinha China. Com esta entrega, a ROK Navy assumiu oficialmente todas as oito fragatas da classe Daegu que foram originalmente encomendadas à HHI e à antiga DSME (agora Hanwha Ocean).
As fragatas da classe Daegu, ou FFX Batch II, foram projetadas e construídas em conjunto pelos dois gigantes da construção naval da Coreia do Sul, Hanwha Ocean (anteriormente DSME) e HHI (Hyundai Heavy Industries). Elas estão em uso ativo desde que o primeiro navio foi entregue em 2018, onde substituíram a maioria das antigas fragatas da classe Ulsan e corvetas da classe Pohang.
Têm 122 m de comprimento, 14 m de largura, 35 m de altura e deslocamento padrão de 2.800 toneladas. São capaz de navegar até 30 nós ou 55 quilômetros por hora e carregam um helicóptero a bordo para operações ASW.
Melhorias notáveis da fragata antecessora da classe Incheon incluem sistema de sonar aprimorado da Hanwha Systems, denominado sonar montado no casco SQS-240K e sonar rebocado SQS-250K, respectivamente. Seu sistema de propulsão CODLOG (Combinado Diesel-Elétrico ou Gás) permite que o navio fique mais silencioso, apesar do aumento do deslocamento para cerca de 3.600 toneladas carregada. O sistema de propulsão híbrido, que permite ao navio usar turbina a gás e motor de propulsão elétrico ao mesmo tempo, reduziu drasticamente o nível de ruído irradiado subaquático do navio.
Outra melhoria é o poder de fogo que possui. As fragatas da classe Daegu são equipadas com KVLS (Sistema de Lançamento Vertical Coreano) de 16 células que podem empregar mísseis antissubmarino Red Shark, Haegung K-SAAM (mísseis superfície-ar coreanos) e e mísseis antinavio SSM-700K Haesong. Todos esses sistemas de mísseis são projetados pela empresa local LIG Nex1. Quanto ao sistema de armas, ele consiste em um canhão 127 mm Mk. 45 Mod 4 da BAE Systems e Phalanx Block 1B CIWS (Close-In Weapon System) da Raytheon para autodefesa do navio.
FONTE: Naval News