LIVRO – ‘Guerra na Ucrânia: Análises e perspectivas. O conflito militar que está mudando a geopolítica mundial’
Iniciada muito antes do dia 24 de fevereiro de 2022, a guerra na Ucrânia está mudando o mundo e nossas vidas – se para melhor ou para pior somente o tempo dirá, mas conhecê-la em toda sua complexidade é fundamental para entender e assimilar essas inevitáveis transformações. Essa tarefa não é fácil, pois diante dos enormes interesses econômicos e geopolíticos envolvidos no conflito, tornou-se muito difícil encontrar informações desenviesadas nos grandes meios de comunicação.
Com denso conhecimento do assunto não apenas no campo militar mas também no tocante aos meandros da complicada e violenta reviravolta política ucraniana que se inicia na revolução de 2013, ambos os autores desvendam a guerra com uma clareza, rigor factual e simplicidade que tornam muito agradável (e apaixonante) a leitura deste livro.
Poucas pessoas conseguiriam explicar esse cenário caótico com tanta maestria e altivez. Trata-se, portanto de um trabalho sério, técnico e, sobretudo, elaborado com dois atributos raros nos dias de hoje: dignidade e respeito aos acontecimentos, sem paixões ou polarizações. Que o leitor extraia lições para os sérios e negligenciados perigos que o mundo atual expõe para a sobrevivência da humanidade.
- Ano: 2023
- Autor: Rodolfo Queiroz Laterza, Ricardo Pereira Cabral e Pedro Silva Drummond (orgs)
- Editora: Editora D’Plácido
- ISBN: 9786555898187
- Nº de Páginas: 494
Para comprar seu exemplar, clique aqui.
Leitura imparcial que deveria ser feita por todos.
Quero o meu.
Como você sabe que é imparcial se ainda nem leu? Está confiando na matéria que nem é um review da obra mas é propaganda (possivelmente da editora) baseada na evidência do enviesamento mandatório na mídia (que nunca, em nenhum assunto, aqui ou acolá, foi imparcial) e em adjetivações laudatórias.
Alex,
Você leu?
Não li. Mas fico repugnado em receber ordem travestida de mera sugestão. Gosto de amostra grátis: vão me mandar um capítulo pra avaliar? Quem sabe, no futuro, eu compre e leia o calhamaço.
Eu sempre defendi que a guerra da Ucrânia é para Putin um ensaio para uma guerra mundial. Antes de haver um embate mais pesado entre potências, armas, estratégias, guerra psicológico, entre outros, estão sendo utilizados.
O “Grande Palco” está sendo montado e os arsenais dos atores precisam estar renovados.
O futuro é sombrio
Do jeito que o Putin esta “queimando” equipamento na Ucrânia, pode até ser um ensaio, porem pra essa guerra mundial ele vai ter que enviar seus T34 ou KV1 pro front se o ritmo de perdas na Ucrânia continuar assim. todo mundo sabe que os russos nunca se preocuparam com equipamento ou soldado no passado, mas hj o custo de reposição é muito maior.