A estrutura do casco do Navio-Patrulha (Npa) Mangaratiba está 90% concluída. Em fase final de edificação no edifício 17 do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a união dos últimos blocos da estrutura está prevista para ser concluída em dezembro de 2023.

No total, o casco do NPa Mangaratiba é composto por 16 blocos. O AMRJ foi o responsável pela construção do bloco inferior da popa (com cerca de 11 toneladas), ajustes no bloco superior (com cerca de 25 toneladas) e pela união desses blocos com a parte já edificada do navio.

Essa etapa exigiu a elaboração de um estudo dimensional pela Superintendência de Construção Naval (AMRJ-30) de modo a garantir o alinhamento da estrutura, respeitando as linhas de casco do meio.

Com comprimento de 54,22 metros e deslocamento em torno de 500 toneladas, o NPa Mangaratiba é o segundo navio da Classe Macaé finalizado pelo AMRJ. Em dezembro de 2022, o NPa Maracanã foi entregue ao setor operativo da Marinha do Brasil.

FONTE / FOTO: AMRJ

NOTA DO EDITOR: o edifício 17, mencionado no texto e que tem parte de seu interior mostrada na foto de abertura, também é conhecido como Oficina de Submarinos. O galpão da oficina foi erguido na década de 1980, em parte da área demolida da Oficina de Carpintaria do AMRJ, para os programas de construção dos submarinos classes “Tupi” e “Tikuna”.

O Mangaratiba é um dos cinco navios-patrulha classe “Macaé” encomendados ao estaleiro EISA e que, assim como o mencionado Maracanã, teve a construção interrompida com a falência do estaleiro, e seu casco inacabado foi transportado para o AMRJ  (assim como o do Maracanã).

Sua quilha foi batida em 15 de fevereiro de 2012, mas por volta de 2014 já se publicavam notícias sobre a construção estar parada devido às dificuldades financeiras do EISA, que atrasava salários dos trabalhadores. O contrato dos navios em construção no estaleiro foi suspenso pela Marinha em maio de 2015. Para rever matérias anteriores sobre o tema, clique aqui.

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