Recentemente, o porta-aviões Shandong da Marinha Chinesa (PLA Navy) realizou exercícios no Pacífico Ocidental, a leste de Taiwan e Filipinas. Abaixo está um gráfico básico mostrando sua rota junto com o exercício anterior do porta-aviões realizado em dezembro de 2022/abril de 2023. Gráfico de Damien Symon – @detresfa_ no X.

O porta-aviões Shandong é um marco significativo na crescente capacidade de projeção de poder naval da China. Designado como Type 002, o Shandong é o segundo porta-aviões da PLA Navy e o primeiro a ser totalmente projetado e construído internamente na China.

A sua entrada em serviço, após o primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, que foi adquirido da Ucrânia e reformado, simboliza um avanço na ambição naval chinesa de operar uma frota de porta-aviões de classe mundial.

O Shandong foi construído no Estaleiro de Dalian, o mesmo local onde o Liaoning foi reformado. Seu desenvolvimento foi parte do esforço nacional para desenvolver uma capacidade de construção naval que suportasse embarcações de grande porte e complexidade tecnológica.

O Shandong pode transportar um grupo aéreo maior que o Liaoning, com cerca de 40 aeronaves, incluindo caças J-15, helicópteros antissubmarino e de alerta antecipado, e possui sistemas de defesa aérea e armas de curto alcance para autodefesa.

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments