Bertin Environics fornecerá sistema de proteção CBRN para as fragatas classe Tamandaré
A Bertin Environics assinou um notável contrato com a Águas Azuis para o fornecimento da nova Solução X-System — para quatro fragatas da Classe Tamandaré da Marinha do Brasil. Este acordo fortalece a posição da Bertin Environics como líder global em proteção Naval e Marítima CBRN (defesa química, biológica, radiológica e nuclear).
A Águas Azuis é uma pessoa jurídica de propósito específico constituída entre a thyssenkrupp Marine Systems, a Embraer Defesa & Segurança e a Atech para entregar os navios da Classe Tamandaré com o objetivo de ampliar e modernizar a frota da Marinha do Brasil.
O Programa Fragatas Classe Tamandaré é o projeto naval mais inovador já construído em território nacional. O Programa está sendo realizado integralmente no Brasil, na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, localizada em Itajaí (SC).
O X-System traz soluções de sistemas Environics para a nova geração, introduzindo dois detectores totalmente novos no mercado de detecção de ameaças CBRN: o ChemProX-DS e o RanidX.
O ChemProX-DS é um detector químico que combina desempenho de detector químico e recursos de monitoramento de sistema CBRN, o que permite uma arquitetura de sistema mais flexível e simples. As informações de status do dispositivo de todos os sensores e detectores conectados são visíveis na interface do usuário do ChemProX-DS.
O RanidX complementa a oferta de sistemas da Environics, fornecendo uma solução compacta para monitoramento de radiação gama e raios X em tempo real, até níveis baixos (L.L.R). O X-System é complementado com o detector de bioaerossol da Environics com capacidade 3 em 1 para detecção multifuncional de ameaças biológicas e o software de sistema dedicado Enviscreen CBRN, fornecendo solução completa de sistema CBRN de um único fornecedor.
Sobre Fragatas Classe Tamandaré
As fragatas da Classe Tamandaré foram projetadas com o que há de mais moderno em tecnologia disponível na construção naval mundial e serão operadas pela Marinha do Brasil para garantir a soberania do território nacional. Trata-se de uma classe de futuras fragatas de mísseis guiados furtivos, e sua construção começou em 2022 com entrega programada entre 2025 e 2029.
FONTE: Bertin Environics