Prático pode ter morrido em ataque russo com míssil anti-radar disparado contra navio civil na Ucrânia
Os militares russos dispararam um míssil contra um navio civil que arvorava bandeira da Libéria quando este entrava num porto na região de Odesa.
O Comando Operacional Sul da Ucrânia afirmou que o míssil atingiu a superestrutura do navio. Os russos utilizaram um míssil anti-radar Kh-31P, que foi disparado na direção de um dos portos da região de Odesa.
O prático teria sido morto e outro trabalhador portuário ficou ferido. Três tripulantes, cidadãos das Filipinas, também ficaram feridos. Um deles foi hospitalizado.
Esta não é a primeira vez que os russos atacam navios civis que operam no Mar Negro. Em 24 de agosto de 2023, a Rússia atacou um navio cargueiro civil no Mar Negro; um ataque foi repelido pela defesa aérea ucraniana. O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak informou sobre isso. “A inteligência mostra que os militares russos atacaram um navio de carga no Mar Negro com vários mísseis em 24 de agosto”, disse Sunak.
A inteligência mostra que o alvo pretendido era um navio de carga com bandeira da Libéria atracado no porto. Desde que se retirou da Iniciativa Cereal do Mar Negro, em meados de Julho, a Rússia atacou repetidamente as infra-estruturas agrícolas, os portos e as instalações de armazenamento de cereais da Ucrânia.