Diplomex 2023: navios-patrulha participantes são inspecionados por cães farejadores

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O Comando do 5º Distrito Naval (5º DN) divulgou nota sobre a realização, em 10 de novembro, de inspeção com cães farejadores em três navios da Marinha do Brasil, antes da partida destes para a comissão DIPLOMEX 2023:  o navio-patrulha Babitonga (P-63), o navio-patrulha Benevente (P-61), ambos subordinados ao próprio 5º DN e o navio-patrulha Maracanã (P-72), do 8º DN.

Tradicionalmente, essa comissão realizada com a Marinha da República Oriental do Uruguai coincide com o aniversário desta, em 15 de novembro (em 2023, são comemorados os 206 anos da instituição).

Segundo a nota do 5º DN, a inspeção nos navios foi conduzida pelo Serviço de Polícia Judiciária Militar (S-PJM) com o apoio do 6º Batalhão de Polícia Militar (6ºBPM) e é um procedimento obrigatório a ser cumprido em navios antes de suspender para viagem ao exterior. A inspeção é feita na última localidade em que os navios estiveram em território nacional, no caso o porto do Rio Grande – RS.

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Burgos

Estranho !!!
Já fui pra Montevidéu e não teve nada disso não 👀
Foi no tempo que servia no D 26.
Só não me lembro o ano.
Mas comissão era a Cisplatina/UNITAS

Burgos

Achei lá no NGB, foi em 1991:

Em 3 de dezembro, completou o 18º aniversario de incorporação a Marinha do Brasil, tendo durante este ano participado das Operações TROPICALEX I e II, ADEREX I, II e III, TEMPEREX II, UNITAS XXXII, desde o seu inicio no Uruguai e DRAGÃO XXVII, atingindo as marcas de 99,5 dias de mar e 26.627,5 milhas navegadas.

Em cerimônia realizada a bordo, presidida pelo Comandante da Força de Contratorpedeiros, CA Sérgio Martins Ribeiro, foi entregue ao CF Roberto Agnese Fayad, o Troféu Eficiência “E” – Echo, referente ao ano de 1991.

Piassarollo

Caro Burgos, vivemos tempos estranhos…

Vitor Halécio

Não entendi o porquê disso

MMerlin

É obrigatório de acordo com protocolos internacionais.
E tem várias justificativas. Só para evitar qualquer problema parecido com o que ocorreu na comitiva presidencial já é mais que válido.

Fernando "Nunão" De Martini

Não consegui encontrar leis específicas sobre isso, mas minha pesquisa foi muito rápida devido a compromissos nesta manhã. Fica a dica pra quem quiser pesquisar sobre a legislação a respeito e postar aqui.

Aproveito para acrescentar que navios da MB que aportaram em Rio Grande para a Operantar também passaram pelo procedimento obrigatório, recentemente:

https://www.marinha.mil.br/com5dn/node/1947

Além dessa curiosidade sobre a inspeção obrigatória com cães farejadores em Rio Grande, da qual não tinha conhecimento até recentemente, há outras curiosidades que motivaram a publicação aqui desta nota: 1 – A presença do NPa Maracanã, do 8º DN, na comissão. O navio há pouco participava da GLO no Porto de Santos, a qual foi reforçada em seu início com um NpaOc Apa, do 1º DN, e agora segue para uma comissão no Uruguai. Achei interessante. Provavelmente sua saída da GLO foi coberta pela chegada do NPa Gurupi a Santos, que a MB noticiou dias atrás: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/navio-patrulha-gurupi-chega-ao-porto-de-santos-para-reforcar-acoes-da-glo-do-mar O NPa… Read more »

MMerlin

Nunão, quando li a matéria, fui pesquisar para ver se existia alguma lei ou até “boa prática” depois do incidente com o Sargento da FAB. E não encontrei. O que encontrei foi apenas a obrigatoriedade em determinados navios mas devido a questões agropecuárias. Mas resolvi postar porque encontrei a referência à “protocolos internacionais” em mais de uma matéria (de sites jornalísticos conhecidos) apontando a obrigatoriedade. Referente ao Maracanã (que você mencionou no próximo comentário), gosto bastante da classe Macaé, principalmente por saber que é um projeto pronto e bastante funcional. Na minha opinião, assim que terminasse o trabalho com o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
Fernando "Nunão" De Martini

MMerlin, O projeto do NPa500BR também já está pronto (só não está testado porque precisa construir o primeiro, por óbvio). Pessoalmente, acho que entre aplicar recursos na construção de mais navios classe Macaé (na qual se pagam royalties por ser projeto francês) ou aplicar praticamente o mesmo montante na construção dos primeiros da nova classe NPa500BR (para a qual já se investiu recursos e anos de trabalho no projeto) prefiro a segunda opção. É um projeto com porte ligeiramente maior que o da classe Macaé, com mais espaço externo para lanchas de interceptação e até pequenos drones, além de algumas… Read more »

soutoF

Boa tarde Nunão ja existe verba para construir
a Npa.500 ton.

Fernando "Nunão" De Martini

Boa tarde, Souto.
Você tem essa a origem dessa informação?

Esteves

Bugou.

Fernando "Nunão" De Martini

Obrigado pelo link.
Mas já estava ciente da matéria publicada aqui mesmo e com a qual contribuí com o link do conteúdo para o editor que publicou kkkkk

MMerlin

Mas disso não tinha dúvidas kkkk

Roberto Moura da Silva

É melhor assim, para evitar dissabores.

Augusto José de Souza

Então o Maracanã também irá dar apoio ao 5DN? Seria uma boa repassar o APA e a corveta Júlio de Noronha para esse distrito naval,além de uma quantidade razoável dos novos navios patrulha de 500 toneladas

Augusto, a matéria só fala dessa comissão específica.

Esteves

Existem algumas matérias. Dizem ser um procedimento mandatório. Toda vez que um navio parte para águas internacionais.

Burgos

Desconheço essa informação caro Istivis;
Boa noite;
Todas as comissões que fiz ao exterior não passei por nada disso não 👀
Acho que deveriam fazer é na volta !!!
Entendedores entenderão 😏

FJJ

Na volta o pessoal esté trazendo iphone, ipad, notebook, enfim, dando um prejuízo para o governo através da Receita Federal. Um problema interno. Mas na saída a questão são as drogas, né, e uma crise internacional.

Mesmo que alguém traga algo mais sério na vinda, uma arma, por exemplo, o escandalo é interno, menos mal que as autoridades de um outro país pegarem uma M dessas em um navio da Marinha do Brasil.

Utama

Entendedores entenderão o essencial: o Brasil é rota importante de drogas e as FFAA já foram pegas carregando cocaína mais de uma vez, incluindo nos últimos meses e anos. A maconha é legal no Uruguai mas não existe dinheiro a ser feito importando produto taxado,mas estamos entre a colômbia e o Uruguai. Não deixe suas boas memórias na Marinha anuviarem a compreensão básica dos eventos relacionados a drogas no país.

Burgos

Prezado;
Desconheço qualquer atividade ilícita por parte de membros de qualquer tripulantes dos navios da MB com relação a drogas durante os meus mais de 30 anos na MB, acredito que não vai ser agora.
Minha memória vai bem obrigado 👍
Ainda não tenho esse problema.
Agora só lamento se membros de outras corporações já Participaram de tal evento ilícito 🤷‍♂️