EDGE e Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos fecham acordo histórico para sistemas MANSUP
As Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos assinaram uma Carta de Intenções com o Grupo EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, para a compra do MANSUP-ER de alcance estendido e da variante de curto alcance do avançado míssil antinavio. O valor total do negócio é de AED 1,102 bilhão (US$ 300 milhões) e segue outro grande pedido dos mesmos sistemas feito pela Marinha do Brasil no Dubai Airshow 2023.
Mansour AlMulla, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, disse: “O sucesso do programa MANSUP está agora sendo demonstrado pelos compromissos assumidos pelos clientes, incluindo agora os Emirados Árabes Unidos e as Forças Armadas Brasileiras. Este é um testemunho do poder da cooperação internacional parceria e compartilhamento de excelência tecnológica e know-how. Juntamente com a SIATT, e com o apoio da Marinha do Brasil, desenvolvemos uma solução com capacidades superiores que se mostra competitiva globalmente. A velocidade com que passamos do design , testes e fabricação ressaltam a estratégia de crescimento da EDGE e o impulso para estabelecer os Emirados Árabes Unidos como um ecossistema global da indústria de defesa.”
Co-desenvolvidos com a Marinha do Brasil e o especialista brasileiro em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, SIATT, no qual a EDGE detém 50% do capital, os sistemas MANSUP-ER foram desenvolvidos para atender aos requisitos de defesa da Marinha dos Emirados Árabes Unidos, da Marinha dos Emirados Árabes Unidos, do Programa Fragatas da Marinha do Brasil e para exportação internacional. A EDGE está atualmente em discussões avançadas com vários clientes potenciais para o míssil superfície-superfície de longo alcance, que possui capacidades adaptativas de navegação marítima, tem um alcance de 200 km e está equipado com orientação inercial e radar ativo. As soluções MANSUP estão passando por testes intensivos pela frota naval do Brasil e, eventualmente, também serão adaptadas para integração em sistemas aéreos e terrestres selecionados.
FONTE: EDGE Group