Alça optrônica Atena será integrada aos canhões da classe Amazonas
Valor informado no Diário Oficial da União é de quase 2,5 milhões de reais
Conforme publicação feita há uma semana no DOU (Diário Oficial da União), a empresa ARES Aeroespacial e Defesa vai adequar e integrar a alça optrônica Atena aos três navios-patrulha oceânicos da classe “Amazonas”, em serviço na Marinha do Brasil. A integração visa os canhões de 30mm dos navios, assim como seus sensores e sistemas.
O extrato de inexigibilidade de licitação está reproduzido abaixo:
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
Publicado em: 10/11/2023 | Edição: 214 | Seção: 3 | Página: 39
Órgão: Ministério da Defesa/Comando da Marinha/Diretoria-Geral do Material/Diretoria de Sistemas de Armas
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo 63435.005989/2023-52, Termo de Justificativa de Inexigibilidade 4/2023. Contratada: ARES – Aeroespacial e Defesa S.A. Fundamento Legal: Inciso I do art. 74, da lei, da Lei 14.133/2021. Objeto: Prestacao de servico de adequacao e integracao da alca optronica ATENA aos tres Navios Patrulhas Oceanicos (NpaOc) da classe Amazonas, visando a sua integracao com o canhao de 30 mm e com outros sistemas e sensores dos navios. Valor: R$ 2.482.081,20 (dois milhoes, quatrocentos e oitenta e dois mil e oitenta e um reais e vinte centavos). Reconhecimento: Capitao de Mar e Guerra ROGERIO BRASIL DE CARVALHO, Ordenador de Despesas. Ratificacao: Contra-Almirante MARCELO MENEZES CARDOSO, Diretor de Sistemas de Armas da Marinha. Data de Assinatura: 06/11/2023.
Ainda não foi informado o prazo para realização dessa integração, o que provavelmente será mencionado em futura publicação sobre assinatura de contrato.
Em junho deste ano um extrato de contrato para o mesmo trabalho em outro navio-patrulha, o recém-incorporado Maracanã (classe “Macaé”) foi publicado informando, naquele caso, valor de cerca de 1,2 milhão, com vigência até dezembro de 2024. O trabalho inclui a integração com o canhão Bofors de 40mm do Maracanã.
Em 2014 o Poder Naval publicou matéria sobre a aquisição de 14 alças Atena da ARES. Clique aqui para mais detalhes.
Em 2018 foi informada a instalação da alça Atena na fragata Defensora (veja matéria aqui). Trabalhos de diagnóstico e manutenção nesta alça e em outra instalada no navio-escola Brasil foram informados no DOU em 2021.