Pulsos de sonar de destróier chinês ferem mergulhadores da fragata australiana HMAS Toowoomba
O mergulhadores australianos sofreram ferimentos leves depois de ser submetido a pulsos de sonar de um navio de guerra chinês, com a oposição federal pedindo ao primeiro-ministro que diga se levantou a questão com Xi Jinping.
O HMAS Toowoomba operava em águas internacionais ao largo do Japão em apoio a uma missão das Nações Unidas para impor sanções quando o incidente ocorreu na terça-feira (14/11).
Mergulhadores navais estavam trabalhando para retiras redes de pesca que ficaram presas às hélices da fragata australiana, quando o navio de guerra chinês começou a operar seu sonar montado no casco.
De acordo com o ministro da Defesa, Richard Marles, a fragata australiana forneceu vários avisos aos navios na área de que estavam em andamento operações de mergulho.
“Apesar de reconhecer as comunicações do Toowoomba, o navio chinês chegou mais de perto”, disse ele.
“Logo depois, foi detectado operando seu sonar montado no casco de uma maneira que representava um risco à segurança dos mergulhadores australianos que foram forçados a sair da água”.
Entende-se que os mergulhadores sofreram ferimentos nos ouvidos, provavelmente devido aos pulsos do sonar.
O governo federal expressou as suas sérias preocupações ao governo chinês, com Marles rotulando o incidente de “interação insegura e pouco profissional”.
E afirma que os navios da ADF realizam atividades de vigilância marítima na área “há décadas”, fazendo-o de acordo com o direito internacional.
Embora a fragata estivesse em águas internacionais, ainda se enquadrava na Zona Econômica Exclusiva do Japão. Ela navegava em direção ao Japão, onde tinha visita agendada ao porto.
O ministro-sombra da Defesa, Andrew Hastie, em um comunicado na noite de sábado, criticou o governo por anunciar o incidente depois que o primeiro-ministro Anthony Albanese partiu para a cúpula da APEC nos EUA.
“Embora a responsabilidade recaia exclusivamente sobre a Marinha Chinesa, o governo de Albanese também tem algumas questões sérias a responder”, disse Hastie.
“O primeiro-ministro deve explicar por que optou por esperar até depois de deixar o país para divulgar esta informação, e se a levantou diretamente com o presidente Xi Jinping na APEC”.
O incidente ocorre menos de quinze dias depois de Albanese ter feito a primeira visita oficial a Pequim, a primeira de um primeiro-ministro australiano em sete anos, reunindo-se com o presidente Xi Jinping.
A discussão foi descrita pelo primeiro-ministro como de “boa vontade”, e Xi deu crédito a Albanese por trabalhar para estabilizar a relação entre os dois países após anos de tensões crescentes.
E há poucos dias, Xi reuniu-se com o Presidente dos EUA, Joe Biden, em São Francisco, onde os dois líderes se comprometeram a retomar as comunicações entre militares.
Em maio do ano passado, as tensões entre a Austrália e a China foram agravadas pela presença de um navio de vigilância chinês a operar ao largo da costa oeste da Austrália, perto de uma base secreta de comunicações navais em Exmouth.
O que é um pulso de sonar?
Sonar é um acrônimo para Sound Navigation And Ranging. Existem dois tipos de sonar:
- O sonar passivo envolve a escuta, por meio de transdutores especializados chamados hidrofones (microfones subaquáticos), em busca de sinais de navios próximos. Não revela a localização do emissor.
- O sonares ativo é usado para determinar posições relevantes de objetos submersos, emitindo um sinal sonoro que viaja pela água, reflete em um objeto e retorna para um receptor. Os sinais sonoros não são emitidos continuamente, mas sim como rajadas curtas ou pings durante a operação. Eles podem detectar uma ameaça subaquática e determinar sua posição.
Submarinos, navios de guerra e outras plataformas navais utilizam sonar por dois motivos principais:
- Para navegar com segurança em águas profundas e evitar obstáculos
- Guerra antissubmarino (ASW)
O equipamento de sonar ASW é usado por embarcações para detectar, classificar, rastrear e atacar ameaças e alvos subaquáticos, como torpedos e minas navais.
*Informações coletadas do Departamento de Mudanças Climáticas, Energia, Meio Ambiente e Água e Tecnologia Naval do Governo Australiano.
FONTE: www.abc.net.au