Os rebeldes Houthi do Iêmen disseram ter apreendido o que chamaram de navio de carga israelita no Mar Vermelho e alertaram que todos os navios ligados a Israel “se tornarão um alvo legítimo para as forças armadas”.

O principal porta-voz do governo do Japão confirmou na segunda-feira a captura do Galaxy Leader, operado pela Nippon Yusen, acrescentando que o Japão estava apelando aos Houthis enquanto procurava a ajuda das autoridades sauditas, omanenses e iranianas para trabalharem para a rápida libertação do navio e da sua tripulação.

A japonesa Nippon Yusen, também conhecida como NYK, disse que a empresa criou uma força-tarefa para coletar mais informações, inclusive sobre a segurança dos 25 tripulantes, que eram das Filipinas, Bulgária, Ucrânia, Romênia e México. O navio, um transportador de automóveis, vinha da Europa em direção à Índia sem carga, disse um porta-voz.

A empresa de segurança marítima Ambrey disse que o proprietário do grupo do navio “está listado como Ray Car Carriers”, cuja empresa-mãe pertence a Abraham “Rami” Ungar, um empresário israelita.

Um oficial militar dos EUA disse que a apreensão do navio “é uma violação flagrante do direito internacional. Exigimos a libertação imediata do navio e da sua tripulação. Consultaremos os nossos aliados e parceiros da ONU sobre os próximos passos apropriados”, disse o responsável.

O site de rastreamento do Marine Traffic disse que o Galaxy Leader “partiu de Korfez, na Turquia, e estava a caminho de Pipavav, na Índia. Ficou off-line no sábado, a sudoeste de Jeddah, na Arábia Saudita.”

VÍDEO: Rebeldes Houthi do Iêmen capturam navio de transporte de veículos no Mar Vermelho

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments