EUA aprovam venda de 400 mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão
WASHINGTON — O Departamento de Estado tomou uma determinação aprovando uma possível venda militar estrangeira ao governo do Japão do sistema de armas Tomahawk e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 2,35 bilhões. A Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa entregou hoje (17/11) a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda.
O governo do Japão solicitou a compra de:
- até duzentos (200) AURs (All Up Rounds) Tomahawk Block IV (RGM-109E);
- até duzentos (200) AURs Tomahawk Block V (RGM-109E); e
- quatorze (14) Sistemas Táticos de Controle de Armas Tomahawk (TTWCS).
Também está incluído suporte para o Sistema de Armas Tomahawk (TWS) (All Up Round, Sistemas Táticos de Controle de Armas Tomahawk (TTWCS) e Centros de Conjunto de Software de Distribuição de Missões (MDSSC)), bem como contêineres; estudos de viabilidade; Programas; hardware; treinamento; manutenção não programada de mísseis; peças sobressalentes; suporte em serviço; equipamento de comunicação; teste de voo operacional; publicações; conhecimento técnico e de engenharia para manter a capacidade do TWS; engenharia não recorrente; transporte; e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa. O custo total estimado é de US$ 2,35 bilhões.
Esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante aliado que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região Indo-Pacífico.
A venda proposta melhorará a capacidade do Japão de enfrentar ameaças atuais e futuras, fornecendo um míssil superfície-superfície convencional de longo alcance com alcance significativo que pode neutralizar ameaças crescentes. O Japão não terá dificuldade em absorver estes artigos nas suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento e apoio não alterará o equilíbrio militar básico na região.
O contratatada principal será Raytheon, Tucson, AZ. Não há acordos de compensação conhecidos propostos em conexão com esta venda potencial.
A implementação desta venda proposta não exigirá a atribuição de quaisquer representantes adicionais do governo dos EUA ou de contratantes ao Japão.
Não haverá impacto adverso na prontidão de defesa dos EUA como resultado desta venda proposta.
A descrição e o valor em dólares referem-se à maior quantidade estimada e valor em dólares com base nos requisitos iniciais. O valor real em dólares será menor dependendo dos requisitos finais, autoridade orçamentária e acordo(s) de venda assinado(s), se e quando concluído.
FONTE: Defense Security Cooperation Agency