Destróier da Marinha dos EUA abate no Mar Vermelho vários drones lançados pelos Houthi
Um navio de guerra dos EUA abateu “vários drones de ataque unidirecional” lançados de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen na manhã de quinta-feira, horário local, de acordo com o Comando Central dos Estados Unidos.
Num comunicado, o CENTCOM disse que o USS Thomas Hudner (DDG-116) derrubou os drones enquanto estava em patrulha no Mar Vermelho, acrescentando que não houve danos ao navio ou ferimentos sofridos pela tripulação.
As tensões aumentaram na região do Mar Vermelho desde o início da guerra Israel-Hamas, com os rebeldes Houthi do Iêmen, apoiados pelo Irão, alegando terem disparado mísseis balísticos e drones contra Israel.
No domingo, o cargueiro Galaxy Leader foi sequestrado pelos Houthis no Mar Vermelho com cerca de 25 tripulantes a bordo.
Os Estados Unidos exigem “a libertação imediata” do navio de carga e da tripulação apreendidos pelos Houthis no Mar Vermelho, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matt Miller, na segunda-feira.
FONTE: CNN
Esse navio deve estar utilizando mísseis ESSM para derrubar esses drones.
Uma hora acaba.
O Mar Vermelho não é tão pequeno a ponto dos drones entrarem no alcance do Phalanx ou dos canhões Mk-38.
Outra possibilidade é utilizarem os helicópteros armados de metralhadoras ou utilizando mísseis Hellfire ou o APKWS.
Helfire tem essa capacidade anti aérea?
Tem sim. Notadamente a versão “Longbow” dotada de seeker radar ativo.
Mas esses são lançados de alguns poucos LCS.
Outro míssil utilizado pela USN com capacidade C-UAS é o RAM, mas esse navio não tem.
Uma outra opção é o Stinger mampads lançado do navio
Acho a solucao apkws a mais barata e eficiente….e facil de improvisar….um unico casulo pode levar de 19 a 32 foguetes guiados a laser….serem disparados numa sequencia rapida necessaria a enxames e emular um rbs70 de baixo custo….os foguetes puxam uns 5gs de curva…o que eh coisa pacas… So nao sei se ja fizeram uma programacao de frequencia modulavel do projetor e sensor do foguete para que o projetor possam iluminar alvos diferentes ao mesmo tempo, cada um numa frequencia para que cada foguete enquadre um alvo diferente….isto seria interessantebe tenho certeza que sera a proxima geracao….uma unica cabeca projetora… Read more »
Acho que mais viável seria abatê-los da terra, esperarem passar por cima da Arábia Saudita que é a rota desses drones e mísseis.
Saudações Bosco , o Navio da Foto não tem Phalanx …
Tem que começar a abater os houthis, isso sim…
Arabia Saudita aprovaria isso
Aguarde, é só Israel terminar de destruir o hamas para eles lançarem algum ataque ao Iemêm. Agora complementando o assunto se eu fosse algum dos líderes do Hamas que estão no Qatar, eu evitaria ficar próximo a janelas…
És americano anglo saxão?
Os Houthis são do mal e os EUA são do bem? É isso?
Esse sequestro do Galaxy Leader foi coisa de cinema. Um assalto aéreo bem documentado e terroristas registrando tudo com cameras.
Quero ver fazer isso com um navio armado…
Terroristas? O que eles fizeram ao teu povo?
Não fizeram nada ao povo dele e ao teu, pq estão ocupados a fazer mal a outros, ou pensa que, se estes grupos não fossem oprimidos por alguém, e ao invés tivessem o seu desejado domínio, você estaria livre e feliz, sobre o jugo dos mesmos?
E usando GoPro americana… A globalização e top demais.
Feita na China, ainda por cima.
Para um drone chegar do Iemen para Israel, o alcance deve ter no minimo 1000 Kms, A distancia deve ser ainda maior se passar sobre o Mar Vermelho. Como que a Arabia Saudita nao seria capaz de interceptar e derrubar esse drones que, para uma viagem tao extensa, nao devem ser nada pequenos? Em nenhum momento passaria por seu estreito mar territorial que justifique uma interceptacao/derrubada? Nao teriam capacidade de vigilancia adequada? O argumento de serem incompetentes eh muito baixo e simplista. Deve haver alguma razao que tenho dificuldades de compreender.
O Shahed 136 pesa só 200 kg e dizem que tem alcance de 2500 km. rsss
Antes era 700 km. Passou para 1000. Depois 1500. Depois 2000. Agora, 2500.
Não se que aditivo estão colocando na gasolina mas parece que funciona.
Questão de tempo até os Houthis alvejarem um ativo americano com mísseis anti-navio.
Não duvido que isso possa acontecer.
Bastante possível.