Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)


“A guerra é a continuação  da política por outros meios”.
Carl Von Clausewitz [1]

Maré Vermelha (“Crimson Tide”) é um filme estadunidense de ação, drama e suspense, de 1995, estrelado por Gene Hackman e Denzel Washington. O filme, baseado numa história fictícia, foi dirigido por Tony Scott com trilha sonora de Hans Zimmer, que ganhou um Grammy.

O filme começa com uma crise política internacional, com origem na Rússia, durante uma rebelião de caráter separatista na Chechênia, que se espalha pelas repúblicas vizinhas no Cáucaso. A Rússia, que está à beira de uma guerra civil, responde à crise bombardeando as forças rebeldes.

O Presidente norte-americano perplexo com a perda de vidas humanas e acompanhado pelos líderes do Reino Unido e da França suspenderam toda ajuda externa à Rússia como forma de retaliação pelos ataques.

O líder ultranacionalista Vladimir Radchenko considera a pressão norte-americana um ato de guerra, que ameaça a soberania russa. Ele lidera uma revolta contra o atual Presidente da República Russa para instalar um regime extremista hostil aos EUA. Ele afirma que a hipócrita e brutal intervenção norte-americana não vai ficar sem resposta. Radchenko e seus aliados tomam uma base de mísseis nucleares e ameaçam empregá-los contra os EUA e o Japão.

Além disso, ocupam uma base naval no leste da Rússia perto de Vladivostok. Em função da escalada da crise e para evitar uma guerra nuclear, o governo dos EUA envia para a região um submarino de propulsão nuclear com mísseis balísticos da classe Ohio, o USS Alabama (SSBN-731). A missão é patrulhar uma área marítima no litoral da Rússia a fim de conter um lançamento de mísseis por parte dos dissidentes russos e realizar um ataque nuclear preventivo, caso necessário.

A despeito da crise, o filme aborda, em especial, a relação entre o comandante e o imediato do submarino. O Comandante do Alabama é o Capitão Frank Ramsey (Gene Hackman) e o Imediato é Ron Hunter (Denzel Washington). Os dois oficiais tem características distintas, o que dificulta a relação entre ambos.

Ramsey é um líder autocrático, inflexível, experiente, não escuta seus assessores e é objetivo. Ele é um defensor do seguinte pensamento: “Estamos aqui para preservar a democracia e não para praticá-la”.

Hunter é um líder democrático, flexível, equilibrado e ouve opiniões. Ele possui uma visão filosófica da guerra, trabalha em sintonia com o grupo e toma decisões coerentes com a realidade.

Um dos momentos de maior tensão no filme é quando a ordem de lançamento de dez mísseis Trident, contra a base dos russos rebeldes, é seguida de uma mensagem incompleta recebida no submarino. Poderia ser o cancelamento da ordem anterior? Por outro lado, os rebeldes estariam prontos para lançar misseis contra os EUA. Naquele momento, o USS Alabama começa a ser atacado por um submarino russo da classe Akula, o que dificulta ainda mais o recebimento da mensagem completa.

A partir daquele instante se estabelece um conflito entre o comandante, que deseja fazer o lançamento, e o imediato, que acha prudente aguardar a confirmação por outra mensagem para o lançamento dos mísseis. Vale ressaltar que, os mísseis só podem ser lançados com a concordância do comandante e do imediato.

Finalmente, quando o submarino recebe a mensagem completa, Hunter estava certo, pois a mesma dizia que o lançamento dos mísseis havia sido cancelado e que os russos rebeldes haviam se entregado.

O filme termina com a seguinte decisão: a partir de Janeiro de 1996, a autoridade para lançar mísseis nucleares já não está mais nas mãos de um comandante de um submarino nuclear dos EUA, mas sim do Presidente dos Estados Unidos da América.

‘Maré Vermelha'(1995)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS


[1] Filósofo e militar prussiano (1780-1831)

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments