Navio de guerra australiano envolvido em incidente de sonar chinês navega pelo disputado Estreito de Taiwan
O navio de guerra envolvido no incidente de sonar da semana passada com um navio da Marinha Chinesa que deixou um mergulhador australiano ferido navegou pelo Estreito de Taiwan.
O HMAS Toowoomba fez ontem a viagem pelas águas disputadas, uma semana e meia depois do incidente perto do Japão, quando, segundo as autoridades australianas, um navio chinês acionou o seu sonar, apesar de ter sido informado de que mergulhadores estavam na água removendo redes de pesca de um hélice.
O incidente deixou um mergulhador com ferimentos leves, embora a China tenha contestado a versão australiana dos acontecimentos.
O Estreito de Taiwan é o estreito corpo de água entre a China e Taiwan que é fonte de muita discórdia entre Pequim e as nações ocidentais.
É considerado parte de águas internacionais, e os navios da Marinha Australiana fazem a viagem usando rotas marítimas internacionais sob as disposições de liberdade de navegação do direito internacional.
Os EUA também enviam regularmente navios através do estreito, que tem apenas 130 km de largura no seu ponto mais estreito.
No entanto, a China considera-o parte das suas próprias águas territoriais e reivindica soberania sobre ele.
Os navios e aeronaves da Marinha e da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLA) são frequentemente detectados pelo Ministério da Defesa de Taiwan em torno da ilha autônoma, e a China se opõe a que outras marinhas enviem navios através do estreito.
FONTE: 9news.com.au
LEIA TAMBÉM:
Pulsos de sonar de destróier chinês ferem mergulhadores da fragata australiana HMAS Toowoomba