Novo porta-aviões chinês ‘Fujian’ realiza teste de catapulta eletromagnética
O novo porta-aviões chinês Fujian (Type 003) realizou os primeiros testes de lançamento do seu sistema de catapulta eletromagnética, fato confirmado por imagens que circulam nas redes sociais.
O teste é conhecido como “dead load” e lança dispositivos que simulam o peso de uma aeronave. O vídeo abaixo mostra o “splash” na água na proa do Fujian após o lançamento do dispositivo por uma das catapultas.
O porta-aviões Fujian de propulsão convencional é o terceiro porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) da China e representa um salto significativo em capacidade e design em relação aos seus predecessores, o Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002). O Fujian é o primeiro porta-aviões chinês a ser projetado e construído inteiramente na China, refletindo o crescimento da indústria de defesa do país e sua crescente competência tecnológica.
Ele é também o primeiro porta-aviões com catapultas (CATOBAR) da PLA Navy e espera-se que seja seguido por vários outros porta-aviões com um arranjo semelhante na próxima década.
O Fujian é significativamente maior que os dois primeiros porta-aviões da China, com um deslocamento estimado em mais de 80.000 toneladas. Isso permite que o navio carregue um número maior de aeronaves, potencialmente entre 70 e 80, incluindo caças, aeronaves de alerta antecipado (AEW&C), e helicópteros.
O porta-aviões é um símbolo de projeção de poder e pretende ser uma peça central da capacidade naval da China para operar globalmente, destacando o compromisso do país em expandir sua influência marítima.
As provas de mar do Fujian devem começar em breve e a entrada em serviço em 2025.