Destróier USS Mason (DDG-87) salva navio mercante de assalto dos Houthi e escapa de ataque de mísseis balísticos
Em 26 de novembro, o destróier USS Mason (DDG 87), com navios aliados da nossa força-tarefa antipirataria da coalizão (TF 151), e aeronaves associadas responderam a um pedido de socorro do M/V CENTRAL PARK, um navio comercial, que eles estavam sob ataque de uma entidade desconhecida.
À chegada, elementos da coalizão exigiram a libertação do navio. Posteriormente, cinco indivíduos armados desembarcaram do navio e tentaram fugir no seu pequeno barco. O Mason perseguiu os agressores, resultando em sua eventual rendição. A tripulação do M/V CENTRAL PARK está atualmente segura.
Aproximadamente às 01h41 do dia 27 de novembro, horário de Sanaa, dois mísseis balísticos foram disparados de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen em direção à localização geral do USS Mason (DDG 87) e do M/V CENTRAL PARK.
Os mísseis caíram no Golfo de Áden, a aproximadamente dez milhas náuticas dos navios. O USS Mason (DDG87), que faz parte do Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group, estava concluindo sua resposta ao pedido de socorro do M/V CENTRAL PARK no momento do lançamento dos mísseis. Não houve danos ou ferimentos relatados em nenhuma das embarcações durante este incidente.
“A segurança do domínio marítimo é essencial para a estabilidade regional”, disse o general Michael Erik Kurilla, comandante do USCENTCOM. “Continuaremos a trabalhar com aliados e parceiros para garantir a segurança das rotas marítimas internacionais.”
FONTE: Comando Central dos Estados Unidos – USCENTCOM
NOTA DA REDAÇÃO: Para evitar confusão; o USCENTCOM é o Comando responsável pelo Oriente Médio, uma das seis áreas geográficas e não um “comando central” das Forças Armadas dos EUA.