Aselsan da Turquia vai apresentar proposta para modernizar os navios Meko 360 da Armada Argentina
A Aselsan da Turquia deverá apresentar à Armada Argentina uma proposta para modernizar as fragatas Meko 360H2 (classificados como destructores na ARA) da classe Almirante Brown.
Um programa de modernização procurará atualizar os sistemas atuais com elementos produzidos na Turquia, tais como direção de tiro, radar, sensores eletrônicos.
A classe é composta por quatro navios; Almirante Brown, La Argentina, Heroína e Sarandí. Os navios foram comissionados comissionada entre 1983 e 1984, após a Guerra das Malvinas.
Os navios de guerra do tipo MEKO 360 são baseados em designs modulares que permitem mudanças rápidas nos armamentos da embarcação dependendo dos requisitos da missão.
A natureza modular da construção também permite que os navios sejam modernizados ou reformados com maior facilidade. Seis navios foram encomendados inicialmente, porém dois navios foram cancelados e substituídos por pedidos de cascos do tipo MEKO 140.
As Meko 360 quando entraram em serviço estavam entre os combatentes de superfície mais poderosos da América do Sul, com seus dois lançadores quádruplos de mísseis antinavio Exocet MM40, 4 reparos duplos Breda Bofors de 40 mm de defesa de ponto e o canhão de proa Oto Melara de 127 mm, além de um lançador óctuplo de mísseis antiaéreos Aspide.
Os navios também têm um hangar com capacidade para duas aeronaves do porte do Lynx / Dauphin, como mostra o desenho abaixo.
FONTE: @SA_Defensa no X