CARTAGENA, Espanha — Em 30 de novembro, foi entregue à Flotilha de Submarinos do Arsenal de Cartagena o submarino S-81, “Isaac Peral”, o primeiro submarino da classe S-80, construído pela Navantia em Cartagena estaleiro. A entrega foi um momento de orgulho para a Armada em geral e para as pessoas que compõem o Braço Submarino em particular. É um momento essencial na história recente da Armada e da indústria de defesa.

O evento, que contou com a presença de numerosas autoridades civis e militares, foi presidido pela Ministra da Defesa, Margarita Robles, acompanhada pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Marinha, Almirante General Antonio Piñeiro Sánchez.

Durante o evento foi assinado o documento de entrega do submarino, da Navantia ao Ministério da Defesa e deste à Armada. Em seguida, o Comandante da Flotilha de Submarinos entregou o comando do submarino ao Tenente Comandante Manuel Corral Iranzo. Posteriormente, a Bandeira foi entregue ao submarino e, após o embarque da tripulação, a bandeira foi hasteada pela primeira vez a bordo. Após a execução do hino da Marinha, a Força tomou seu lugar no desfile. Ao final, foi tirada a foto de família com a tripulação do submarino S-81 “Isaac Peral”, encerrando a cerimônia de entrega.

A Arma Submarina possui uma longa e extensa experiência de mais de 100 anos na operação de submarinos, e o programa S-80 garante a continuidade da Arma Submarina da Armada.

A tripulação realizou um rigoroso processo de formação, treinamento e certificação ao longo de todo o processo de testes de mar que lhes permite conhecer a fundo a plataforma, para que o submarino possa ser operado com segurança, tanto na superfície como submerso. A tripulação ultrapassou 1.500 horas de simulador antes de iniciar os testes no mar.

O Programa S-80 representa um salto tecnológico substancial face ao seu antecessor, o S-70, uma vez que contará com um Sistema Integrado de Controle de Plataforma e um Sistema de Combate que, ao mesmo tempo, lhe permitirá aumentar o seu grau de automatização, reduzir significativamente o número de pessoas necessárias para operar o submarino. Este projeto tem sido o maior desafio da construção naval espanhola até à data.

Desta forma, com a entrega do submarino S-81, “Isaac Peral”, a Armada incorpora uma nova unidade demonstrando possuir os recursos necessários para manter e atualizar as capacidades de uma Força Naval tecnologicamente avançada, equilibrada e expedicionária, capaz de de enfrentar com garantias os desafios presentes e futuros e cumprir eficazmente a sua missão. Investir na Armada traduz-se em segurança, bem-estar e prosperidade para os espanhóis, além de ser um impulso para a economia espanhola pela sua contribuição para a indústria nacional, a inovação tecnológica, a pesquisa e a criação de emprego altamente qualificado.

 

FONTE: Armada Espanhola

SAIBA MAIS:

Lançamento do submarino espanhol Isaac Peral S-81, o primeiro da classe S-80

Novo cronograma de entrega dos submarinos S-80 da Armada Espanhola

Novos submarinos espanhóis não conseguirão emergir

Por que S-80 e não Scorpène?

 

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments