USS Carney DDG-64

MAR VERMELHO SUL – No dia 3 de dezembro ocorreram quatro ataques contra três navios comerciais distintos que operam em águas internacionais no sul do Mar Vermelho. Estas três embarcações estão conectadas a 14 nações distintas. O destróierda classe Arleigh Burke USS CARNEY respondeu aos pedidos de socorro dos navios e prestou assistência.

Aproximadamente às 9h15, horário de Sanaa, o CARNEY detectou um ataque de míssil balístico antinavio disparado de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen em direção ao M/V UNITY EXPLORER, impactando nas proximidades da embarcação. O UNITY EXPLORER é um navio de carga a granel com bandeira das Bahamas, de propriedade e operado pelo Reino Unido, tripulado por marinheiros de dois países. O CARNEY estava realizando uma patrulha no Mar Vermelho e detectou o ataque ao UNITY EXPLORER.

Aproximadamente às 12h, e enquanto estava em águas internacionais, CARNEY enfrentou e abateu um UAV lançado de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen. O drone estava indo em direção a CARNEY, embora seu alvo específico não esteja claro. Não podemos avaliar neste momento se o CARNEY foi alvo dos UAVs. Não houve danos ao navio dos EUA ou ferimentos ao pessoal.

Em um ataque separado aproximadamente às 12h35, o UNITY EXPLORER relatou que foi atingidos por um míssil disparado de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen. O CARNEY respondeu ao pedido de socorro. Enquanto ajudava na avaliação dos danos, o CARNEY detectou outro UAV se aproximando, destruindo o drone sem danos ou ferimentos no CARNEY ou no UNITY EXPLORER. O UNITY EXPLORER relata pequenos danos causados pelo ataque do míssil.

Aproximadamente às 15h30, o M/V NÚMERO 9 foi atingido por um míssil disparado de áreas controladas pelos Houthi no Iêmen enquanto operava em rotas marítimas internacionais no Mar Vermelho. O graneleiro de bandeira panamenha, de propriedade e operado pelas Bermudas e pelo Reino Unido, relatou danos e nenhuma vítima.

Aproximadamente às 16h30, o M/V SOPHIE II enviou um pedido de socorro informando que foram atingidos por um míssil. O CARNEY respondeu novamente ao pedido de socorro e não relatou danos significativos. Enquanto estava a caminho para prestar apoio, o CARNEY abateu um UAV que vinha em sua direção. O SOPHIE II é um graneleiro de bandeira panamenha, tripulado por marinheiros de oito países.

Estes ataques representam uma ameaça direta ao comércio internacional e à segurança marítima. Eles colocaram em risco a vida de tripulações internacionais que representam vários países ao redor do mundo. Temos também todas as razões para acreditar que estes ataques, embora lançados pelos Houthis no Iémen, são totalmente possibilitados pelo Irão. Os Estados Unidos considerarão todas as respostas apropriadas em plena coordenação com os seus aliados e parceiros internacionais.

FONTE: USCENTCOM

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments