Damen Naval marca início oficial da fase de construção das fragatas F126
O prestigioso projeto F126 atingiu hoje um marco importante: o corte do primeiro aço para as novas fragatas multifuncionais da Marinha Alemã. O contratado principal Damen Naval e o parceiro do projeto NVL Group receberam mais de 200 convidados para participar da cerimônia oficial e festiva no estaleiro Peene em Wolgast, Alemanha. O corte do primeiro aço marca o início oficial da fase de construção do empreendimento
“Estamos orgulhosos de poder começar a cortar aço inteiramente dentro do cronograma, em 5 de dezembro. Conseguimos concluir a fase de desenvolvimento em tempo recorde, algo que se deve em parte à excelente cooperação com a BAAINBW, a Marinha e outras autoridades alemãs”, disse o CEO do Damen Shipyards Group, Arnout Damen. “O projeto F126 é uma contribuição importante para a soberania tecnológica da indústria de defesa alemã, holandesa e europeia. A cooperação com os nossos parceiros Blohm+Voss e Thales é excelente, e o projeto é agora também reconhecido mundialmente como um dos mais empolgantes projetos de construção de fragatas.”
Em junho de 2020, a organização de gestão de equipamentos da Bundeswehr, BAAINBw, concedeu o contrato de construção das quatro fragatas F126 à Damen Naval como contratada principal, juntamente com os subcontratados Blohm+Voss e Thales. É o maior projeto de construção naval da história da Marinha Alemã e o contrato inclui opção para mais duas fragatas.
Nos últimos três anos e meio, a Damen Naval e os seus parceiros trabalharam arduamente no design dos navios, embora esse trabalho tenha sido em grande parte invisível para o mundo exterior, diz Magiel Venema, Diretor da Damen Naval Germany. “O corte do aço é a primeira etapa visível da construção naval do projeto, bem como o primeiro marco tangível que ocorre na própria Alemanha. Os navios começarão agora a tomar forma, para que todos possam ver o que está sendo criado lentamente.”
Os navios serão construídos inteiramente na Alemanha, nos estaleiros de Wolgast, Kiel e Hamburgo. A siderurgia e a pré-montagem da popa ocorrerão no estaleiro Peene, em Wolgast, do Grupo NVL. O navio será construído em Kiel, onde será montado com a popa e rebocado por mar até a Blohm+Voss em Hamburgo. O equipamento final, comissionamento, testes e entrega, bem como o equipamento dos sistemas de bordo, ocorrerão na Blohm+Voss em Hamburgo. A entrega do primeiro navio está prevista para 2028.
O Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal da Defesa da Alemanha, Siemtje Möller MdB afirma:
“Com as fragatas F126, a Marinha dispõe de um ativo moderno que, no futuro, pode servir como dissuasão e defesa eficazes para as nossas alianças e para a nossa própria segurança em todas as operações marítimas e áreas operacionais em todo o mundo. Ao fazê-lo, demonstramos a nossa fiabilidade e profissionalismo, mas acima de tudo a nossa determinação e vontade de defender a nossa segurança e a dos nossos parceiros. Agora, o foco deve ser manter o rumo para que os navios sejam entregues no prazo.”
Com comprimento de 166 metros e deslocamento de até 10 mil toneladas, as fragatas F126 serão as maiores da frota naval alemã. As versáteis plataformas multimissão podem operar em todo o mundo e em todas as condições, desde os trópicos até as regiões polares.
“Estamos muito satisfeitos por iniciar a produção do F126 hoje e por contribuir com nossas habilidades e experiência em construção naval para o projeto junto com a contratada principal Damen”, explicou o CEO do Grupo NVL, Tim Wagner. “Nosso estaleiro em Wolgast é um parceiro confiável da Marinha Alemã na construção e reparo de embarcações navais altamente complexas. Graças a medidas de apoio direcionadas, extensos investimentos em infraestrutura e à alta motivação de nossos funcionários, o Peene-Werft é um estaleiro com perspectivas claras para o futuro. A construção dos navios de popa garantirá emprego até 2028 – com efeitos positivos para toda a região.”
Grupo de Estaleiros Damen – Oceanos de Possibilidades
O Damen Shipyards Group está em operação há mais de noventa anos e oferece soluções marítimas em todo o mundo, através do projeto, construção, conversão e reparo de navios e componentes de navios. Ao integrar sistemas criamos plataformas inovadoras e de elevada qualidade, que proporcionam aos nossos clientes o máximo valor acrescentado.
Nossos valores fundamentais são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e administração. O nosso objetivo é tornarmo-nos no construtor naval mais sustentável do mundo, através da digitalização, padronização e construção em série dos nossos navios.
A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, apoiada por uma rede mundial de vendas e serviços. O Damen Shipyards Group oferece emprego direto para cerca de 12.500 pessoas.
Damen Naval – Protegendo Nossos Mares
Damen Naval é a divisão dedicada à construção naval naval do Damen Shipyards Group. Com raízes que remontam a quase 150 anos – até o estaleiro Royal Schelde em Vlissingen – a Damen Naval é o único fabricante de equipamento original naval (OEM) na Holanda. Tendo entregue mais de 400 navios a clientes em todo o mundo, a Damen Naval oferece um papel como projetista, engenheiro, construtor, integrador e prestador de serviços durante todo o ciclo de vida dos nossos navios.
Atualmente, a Damen Naval está liderando uma série de projetos navais para parceiros da OTAN/UE: o programa de fragatas F126 para a Marinha Alemã, o Navio de Apoio ao Combate para a Marinha Real Holandesa (RNLN) e está prestes a iniciar o projeto de das Fragatas de Guerra Antissubmarino à prova de futuro – para a RNLN e a Marinha Belga.
Ao mesmo tempo que nos orgulhamos da nossa herança, olhamos para o futuro.
FONTE: Damen