Destróier britânico HMS ‘Diamond’ abate drone de ataque no Mar Vermelho
Um navio de guerra britânico abateu um drone de ataque no Mar Vermelho, disse o secretário de Defesa.
O HMS Diamond, um destróier Type 45, destruiu com sucesso o alvo no sábado, disse Grant Shapps.
O Ministério da Defesa disse que foi a primeira vez em décadas que a Marinha Real acertou um alvo aéreo inimigo.
O MoD não disse quem estava por trás do incidente, mas os rebeldes Houthi do Iêmen assumiram a responsabilidade pelos recentes ataques no Mar Vermelho.
Os Houthis têm como alvo navios estrangeiros na área desde o início da guerra Israel-Hamas. Declararam apoio ao Hamas e disseram que tinham como alvo navios que viajavam para Israel.
Acredita-se que a navegação mercante seja o alvo pretendido do drone no incidente de sábado, disse o secretário de defesa.
O Mar Vermelho fica entre o norte da África e a Península Arábica e liga o Mediterrâneo ao Oceano Índico através do Canal de Suez.
O HMS Diamond foi enviado para a região há apenas duas semanas “para reforçar os esforços internacionais para manter a segurança marítima”, disse Shapps num comunicado.
O secretário da Defesa disse que os ataques representavam “uma ameaça direta ao comércio internacional e à segurança marítima” no Mar Vermelho.
“O Reino Unido continua empenhado em repelir estes ataques para proteger o livre fluxo do comércio global”, acrescentou.
No início deste mês, os militares dos EUA disseram que o Unity Explorer, que navega sob a bandeira das Bahamas e é propriedade de uma empresa britânica, estava entre os três navios comerciais alvo de um ataque dos rebeldes Houthi apoiados pelo Irã.
Na sexta-feira, a companhia de navegação Maersk disse a todos os seus navios que planejam passar pelo Estreito de Bab el-Mandeb, no Mar Vermelho, para “pausar a viagem até novo aviso” após um ataque com mísseis a um navio de carga com bandeira da Libéria.
Cerca de 50 grandes navios mercantes passam pelo estreito todos os dias, enquanto o dobro desse número passa pelo Estreito de Ormuz.
De acordo com o Ministério da Defesa, a última vez que a Marinha Real abateu um alvo aéreo inimigo foi na Primeira Guerra do Golfo, em 1991, quando o destróier Type 42 HMS Gloucester destruiu um míssil Silkworm iraquiano com destino a um navio de guerra dos EUA.
O Primeiro Lorde do Mar, Almirante Sir Ben Key, disse: “Um sexto da navegação comercial do mundo passa pelo Estreito de Bab-al-Mandeb e pelo Mar Vermelho.
“O HMS Diamond foi enviado em curto prazo para a região de Portsmouth há apenas duas semanas e já está surtindo efeito junto com nossos aliados e parceiros americanos, franceses e outros.
“A Marinha Real está empenhada em defender o direito à livre utilização dos oceanos e não toleramos ameaças ou ataques indiscriminados contra aqueles que realizam os seus negócios legítimos em alto mar”.
FONTE: BBC