A reabertura do Mar Vermelho para o transporte marítimo parece estar avançando, com especulações indicando um progresso iminente. Segundo informações do site The Drive, na próxima semana, durante sua viagem ao Oriente Médio, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, deve anunciar uma iniciativa de proteção de navios contra ataques Houthi. Esta revelação foi feita por um porta-voz militar dos EUA ao The War Zone, coincidindo com a notícia de que a Marinha dos EUA interceptou 14 drones enviados pelos Houthis do Iêmen no sábado.

Conforme verificado pelo gCaptain junto a um importante proprietário de navios, cujas embarcações estão atualmente aguardando fora do Mar Vermelho após um ataque Houthi a um navio da Maersk na quinta-feira, houve diálogos com o Departamento de Defesa dos EUA sobre uma iniciativa em potencial, provisoriamente chamada de Operation Prosperity Guardian (OPG).

Essa ação representaria uma mudança significativa em relação a uma declaração da Casa Branca na sexta-feira, que indicava que a Maersk por si só deve “avaliar o equilíbrio de risco e benefício do trânsito de seus navios ao redor do mundo”.

Um oficial militar revelou ao gCaptain que estão em andamento discussões sobre a possibilidade de escoltas da Marinha dos EUA para navios com bandeira americana que transitam pelo Mar Vermelho. Notavelmente, a maioria dos navios que navegam na região estão registrados sob bandeiras de conveniência, as quais a Marinha dos EUA não é obrigada a defender.

Apesar disso, o plano proposto de escolta prioritária para navios com bandeira americana, incluindo o Maersk Kensington, que transporta cargas militares e civis dos EUA, ainda não alcançou consenso entre os interessados. Consequentemente, a decisão de fornecer proteção naval a navios de todas as bandeiras sob a Operation Prosperity Guardian parece mais provável.

Não está claro por que a seção com bandeira americana da frota da Maersk está atualmente parada junto com o restante da frota, considerando que navios com bandeira americana têm proteção garantida da Marinha dos EUA. Alguns especialistas familiarizados com as operações do Pentágono especulam se a decisão da Maersk de interromper suas operações, incluindo navios com bandeira americana transportando cargas militares dos EUA, é uma manobra estratégica para pressionar o exército dos EUA a fornecer proteção a todos os seus navios às custas dos contribuintes americanos.

O objetivo poderia ser reduzir os custos de seguro e potencialmente aumentar as taxas de frete, ao invés de preocupações críticas de segurança. Se esta hipótese for verdadeira, é provável que a Maersk retome suas viagens no Mar Vermelho assim que as autoridades dos EUA reconhecerem a OPG, possivelmente já na segunda-feira. Se questões de segurança forem realmente a razão principal para a paralisação, é provável que os navios comecem a desviar pela África até que a Operation Prosperity Guardian seja totalmente implementada, o que levará tempo. No entanto, é importante ressaltar que esta hipótese ainda não foi oficialmente confirmada.

As relações entre a Maersk e a Marinha dos EUA têm sido mistas desde que a empresa desistiu de contratos de tanques militares dos EUA em setembro.

Austin, que visitará a região no início da próxima semana – incluindo uma visita ao porta-aviões USS Ford – com o presidente do Joint Chiefs, General Brown, anunciará os detalhes da Operation Prosperity Guardian. Segundo um oficial informou ao The Drive, essa operação será semelhante à atual Força-Tarefa 153, um esforço internacional focado “na segurança marítima internacional e nos esforços de capacitação no Mar Vermelho, Bab al-Mandeb e Golfo de Áden”.

Nem The Drive nem as fontes do gCaptain puderam especificar quantas marinhas, além dos EUA, estarão envolvidas na Operação Guardião da Prosperidade, quando ela começará ou exatamente quais missões elas desempenharão, além de proteger navios no Mar Vermelho contra ameaças Houthi.

FONTE: gcaptain.com

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