USS Jason Dunham - DDG-109 lançando míssil SM-2

USS Jason Dunham - DDG-109 lançando míssil SM-2

“Isso rapidamente se torna um problema porque o maior benefício… está favor deles”, disse um especialista

À medida que os navios de guerra americanos acumulam abates contra drones e mísseis Houthi no Mar Vermelho, os responsáveis do Pentágono estão cada vez mais alarmados não apenas com a ameaça às forças navais dos EUA e ao transporte marítimo internacional – mas com o custo crescente de mantê-los seguros.

Os destróieres da Marinha dos EUA abateram 38 drones e vários mísseis no Mar Vermelho nos últimos dois meses, de acordo com um funcionário do Departamento de Defesa, enquanto os militantes apoiados pelo Irã intensificaram os ataques a navios comerciais que transportam energia e petróleo através das regiões mais vitais rotas marítimas do mundo. Só no sábado, o destróier USS Carney interceptou 14 drones de ataque unidirecional.

Os líderes Houthi disseram que os ataques são uma demonstração de apoio aos palestinos e que não irão parar até que Israel interrompa as suas operações em Gaza. O secretário de Defesa, Lloyd Austin, anunciou na segunda-feira uma nova coalizão marítima internacional para proteger o transporte marítimo e combater os ataques.

O custo do uso de mísseis navais caros – que podem chegar a US$ 2,1 milhões por disparo – para destruir drones Houthi pouco sofisticados – estimados em alguns milhares de dólares cada – é uma preocupação crescente, de acordo com três outros funcionários do DOD. Os funcionários, como outros entrevistados para esta história, obtiveram anonimato para descrever operações delicadas e deliberações internas.

A compensação de custos não está do nosso lado”, disse um funcionário do DOD.

Especialistas dizem que esta é uma questão que precisa ser abordada e instam o DOD a começar a procurar opções de defesa aérea de baixo custo.

“Isso rapidamente se torna um problema porque o maior benefício, mesmo que abatemos os mísseis e drones que se aproximam, está a favor deles”, disse Mick Mulroy, antigo funcionário do DOD e oficial da CIA. “Nós, os EUA, precisamos começar a procurar sistemas que possam derrotá-los e que estejam mais alinhados com os custos que estão gastando para nos atacar.”

Funcionários do DOD não confirmaram que tipos de armas estão sendo usadas ou a que distância os drones estão sendo interceptados, citando a segurança operacional. Mas ex-funcionários e especialistas do DOD disseram que apenas uma arma faria sentido para esse trabalho: o Standard Missile-2, uma arma de defesa aérea de médio alcance que pode atingir até 92 ou 130 milhas náuticas, com base na variante. A variante mais recente, o Bloco IV, custa US$ 2,1 milhões por míssil.

Um destróier também poderia usar o canhão de 5 polegadas do navio com tiros aéreos, que foram testados contra drones semelhantes em alcances com resultados positivos, de acordo com um ex-oficial da Marinha com experiência nesse tipo de navio. Esta é uma opção de custo mais baixo, mas só pode atingir alvos a menos de 10 milhas náuticas de distância – o que provavelmente é muito próximo para ser confortável.

As opções de menor alcance são o míssil Evolved Sea Sparrow, projetado para disparar contra alvos a menos de 5 milhas náuticas de distância e que custa US$ 1,8 milhão por tiro, ou o sistema de armas close-in de 20 mm, para alvos dentro de uma milha náutica, de acordo com o ex-oficial da Marinha.

Mas, novamente, quanto mais perto as armas Houthi chegarem do navio, maior será o risco de impacto.

Drones dos Houthis em desfile sobre caminhões

“Meu palpite é que os [destróieres] estão atirando com os SM-2 o máximo que podem – eles não estão no negócio de correr riscos com a aproximação de alvos hostis”, disse o ex-oficial.

Os especialistas também apontam que os destróieres são limitados em quantos mísseis podem disparar antes de precisarem retornar a um cais de armas dos EUA para recarregar, e cada navio contém 90 ou mais tubos de mísseis. Mas com tantos destróieres na região – pelo menos quatro na terça-feira – a capacidade de munição provavelmente não será um problema no futuro próximo.

Em contraste, os especialistas estimam que os drones de ataque unidirecional Houthi, que são principalmente fabricados no Irã, custam apenas 2.000 dólares, no máximo. O maior Shahed-136 está estimado em US$ 20 mil, disse Shaan Shaikh, pesquisador do Projeto de Defesa contra Mísseis do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

De qualquer forma, é uma diferença de custo significativa.

“Neste momento, [os] EUA não parecem ter uma opção melhor do que aquela que estão utilizando”, disse Samuel Bendett, consultor do Center for Naval Analyses, um think tank financiado pelo governo federal para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Ele traçou um paralelo entre as capacidades do DOD e as da Ucrânia, ao abater drones russos.

“Obviamente, esse é um domínio diferente – atirar em drones Houthi no mar pode ser uma tarefa de ordem diferente, mas parece que reduzir o custo de tais defesas é essencial a longo prazo”, disse Bendett.

Manter o comércio internacional fluindo é uma das principais missões da Marinha dos EUA, e Austin indicou que está levando a crise a sério. O Pentágono despachou uma enorme quantidade de poder de fogo para a região, incluindo dois grupos de ataque de porta-aviões: o Gerald R. Ford no Mediterrâneo oriental e o Dwight D. Eisenhower no Golfo de Aden. Pelo menos quatro destróieres e um cruzador estão agora patrulhando perto do ponto de estrangulamento de Bab al-Mandab.

Na segunda-feira, Austin também anunciou a formação de uma nova força-tarefa marítima, chamada Operação Prosperity Guardian, para conter os ataques, que inclui pelo menos nove nações parceiras de todo o mundo.

Dezenove nações aderiram ao grupo de trabalho, incluindo alguns parceiros árabes, mas apenas nove querem associar os seus nomes ao esforço, de acordo com um alto funcionário da administração. A situação é complicada para os países árabes devido à percepção de que a força-tarefa foi concebida para proteger os navios comerciais ligados a Israel, explicou um dos funcionários do DOD.

“Esses ataques são imprudentes, perigosos e violam o direito internacional”, disse Austin a repórteres em Israel na segunda-feira, antes do anúncio. “Esta não é apenas uma questão dos EUA, é um problema internacional e merece uma resposta internacional.”

No entanto, os ataques já perturbaram o transporte marítimo na passagem que liga o Oceano Índico ao Canal de Suez, através do qual passa anualmente cerca de 12% do comércio mundial. As maiores companhias marítimas do mundo começaram esta semana a desviar os navios para longe do Mar Vermelho, forçando os navios a contornar África através do sul do Cabo da Boa Esperança.

FONTE: politico.com

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