A Revista Naval da Frota do Jubileu de Prata de 1977, com a posição dos navios nos mapas e uma foto legendada mais abaixo.

O HMS Ark Royal (R09) teve a construção iniciada em 1943 como um porta-aviões da classe Audacious, mas foi concluído em 1955 com um design fortemente modificado.

Nessa fase, ele era o único porta-aviões da Royal Navy capaz de operar aeronaves convencionais de asa fixa e seria retirado de serviço em 1979.

O HMS Hermes (R12) teve a construção iniciada em 1944 como um porta-aviões leve da classe Centaur, mas foi concluído em 1959 para operar na Era do Jato.

De 1971 a 1973 o navio foi convertido em porta-aviões de comando (LPH), de acordo com os desejos dos políticos da época de eliminar gradualmente os porta-aviões de asa fixa.

Ele foi oferecida aos australianos em 1968 como substituto do HMAS Melbourne, mas foi recusado devido aos altos custos operacionais envolvidos.

O Hermes voltaria ao papel de porta-aviões (graças ao advento do jato Sea Harrier) a tempo de desempenhar um papel crucial na retomada das Ilhas Malvinas em 1982. Ele foi vendido para a Índia (rebatizado como Viraat) em 1987 e teve uma longa carreira de sucesso antes de ser desativado em 2020.

O HMAS Melbourne (R21) foi o terceiro porta-aviões da Austrália depois do Sydney e do Vengeance (depois NAeL Minas Gerais na Marinha do Brasil) e foi o terceiro porta-aviões do mundo a ser concluído com um convés em ângulo, em 1955.

O Melbourne ganhou a reputação de navio azarado após colisões fatais com os destróieres HMAS Voyager em 1964 e USS Frank E. Evans em 1969.

O Melbourne foi desmantelado em 1982, após 27 anos de serviço para a RAN.

Para acessar a programação com os navios da Revista Naval do Jubileu de Prata de 1977, clique na imagem da capa abaixo:

FONTE: The Warshipologist, no Facebook

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