Novo porta-aviões ‘Fujian’ da China é transferido para doca seca
Na imagem de abertura, o novo porta-aviões Fujian (CV-18) da China, sendo transferido do cais para a doca seca número 4 do estaleiro em Jiangnan. No convés de voo, destacam-se os trilhos das três catapultas eletromagnéticas.
Na doca seca, o Fujian receberá nova pintura e terminará a instalação dos equipamentos com o objetivo de prontificá-lo para o início das provas de mar.
O terceiro porta-aviões da Marinha do PLA, de 85.000 toneladas, tem propulsão convencional com turbinas a vapor e vem equipado com 3 catapultas eletromagnéticas, semelhantes às do USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA. Esse sistema permite o lançamento de aeronaves com cargas úteis maiores e mais combustível, ampliando a capacidade de ataque e a versatilidade do porta-aviões.
O Fujian (Type 003) é maior que os porta-aviões anteriores da China, Liaoning (Type 001) e o Shandong (Type 002), com capacidade para transportar um número maior de aeronaves, incluindo caças, aviões de alerta antecipado e helicópteros.
O grupo aéreo do Fujian deverá contar inicialmente com caças Shenyang J-15B e J-15D, caças furtivos Shenyang J-35, aviões de alerta aéreo antecipado Xian KJ-600 e helicópteros Harbin Z-20 antissubmarino e de emprego geral.
Na imagem abaixo, uma comparação do Fujian, quando estiver em operação, com o USS Gerald R. Ford.