Marinha Real Britânica provoca indignação com o plano de renomear submarino por ‘medo de perturbar os franceses’
O submarino é o sexto navio a levar o nome que marca a humilhante derrota da França em 1415, nas mãos do exército inglês liderado pelo rei Henrique V.
Especialistas navais e comandantes do Comitê de Nomes e Distintivos de Navios consideraram o potencial de controvérsia em torno do nome em 2018 antes de decidirem aprová-lo.
Mas uma disputa explodiu novamente recentemente, quando foi sugerido que o nome deveria ser revisto por “medo de perturbar os franceses”, segundo uma fonte naval.
Fontes do governo disseram que o secretário de Defesa, Grant Shapps, acredita que as exigências de mudança de nomes devido a preocupações com ofensas são “ridículas”.
Uma fonte do MoD disse: “O secretário de Defesa acha que considerar renomear um navio porque pode ofender os franceses é um disparate.
“Os franceses são aliados próximos e assim permanecem devido à nossa longa história juntos – é uma relação que não será afetada pela nomeação de um navio.
“Alguém está sugerindo que deveríamos renomear Waterloo ou Trafalgar Square para não ofender ninguém? É ridículo. A Batalha de Agincourt ocorreu há mais de 600 anos.
“Cinco embarcações navais anteriores receberam o nome de Agincourt. Foi uma vitória importante na Guerra dos 100 Anos e faz parte, com razão, de nossa rica história naval.”
Evocando o discurso do Dia de São Crispim, na véspera da Batalha de Agincourt, de Henrique V de Shakespeare, Sir Jacob Rees-Mogg disse: “Eles claramente ‘não têm estômago para esta luta’ e deveriam ‘considerar-se amaldiçoados… e ter vergonha de sua covardia’ por serem tão lamentáveis.”
O deputado conservador James Daly disse: “É uma notícia fantástica que o HMS Agincourt mantenha o nome de uma das grandes vitórias militares da Inglaterra”.
O vice-presidente do Partido Conservador, Lee Anderson, disse: “Há muitos funcionários públicos que ficam acordados à noite pensando em coisas bobas para dizer no dia seguinte. Coisas que podem perturbar cerca de 0,01 por cento da população.
“Em vez de desperdiçar tempo e recursos sendo incomodados por questões triviais, eles deveriam voltar a cumprir as prioridades britânicas ou encontrar outro emprego.”
É o sexto HMS Agincourt, com o último navio com o nome de um Battleship Dreadnought lançado em 1913.
O sétimo submarino caçador-matador da classe Astute, construído em Barrow-in-Furness, deverá entrar em serviço em sua base em Faslane este ano.
Um porta-voz da Marinha Real disse: “É inteiramente apropriado nomear um navio de guerra após uma grande vitória militar e este será o sexto HMS Agincourt nomeado em homenagem à batalha do século 15, com o último navio com o mesmo nome tendo sido lançado em 1913.
“Tomamos muito cuidado ao nomear nossos navios e garantir que eles tenham afiliações apropriadas em todo o país e não temos intenção de renomeá-los”.
FONTE: Daily Express