Shandong CV-17

O porta-aviões Shandong (CV-17) da China completou quatro anos de incorporação. O primeiro porta-aviões construído na China (conhecido no Ocidente como Type 001A e depois designado oficialmente como Type 002) foi entregue e incorporado à Marinha do Exército de Libertação Popular em Sanya, na ilha de Hainan, em 17 de dezembro de 2019.

O navio é o segundo porta-aviões da PLA Navy e o primeiro a ser totalmente projetado e construído internamente na China.

O Shandong foi construído nos estaleiros da Dalian Shipbuilding Industry Company, na China. Seu design é baseado em seu antecessor, o Liaoning, que era originalmente um casco inacabado de um porta-aviões soviético (classe Kuznetsov) adquirido da Ucrânia e concluído pela China.

Embora baseado no Liaoning, o Shandong apresenta várias melhorias técnicas e de design. Ele possui um convés de voo maior e capacidades aprimoradas de alojamento e suporte, permitindo que opere com um maior número de aeronaves e com maior eficiência operacional.

Ele pode transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.

O Shandong fortalece significativamente a capacidade da China de projetar poder além de suas fronteiras marítimas tradicionais, especialmente no Mar do Sul da China e em outras regiões estratégicas.

Ele também é um ativo crucial para o treinamento e desenvolvimento das capacidades de aviação naval da China.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments