Turquia bloqueará navios caça-minas destinados à Ucrânia
A Turquia anunciou na terça-feira que não permitirá a passagem de dois navios caça-minas doados à Ucrânia pelo Reino Unido através de suas águas em direção ao Mar Negro, alegando que isso violaria um pacto internacional sobre a passagem de estreitos em tempos de guerra.
O Reino Unido havia declarado no mês passado que transferiria dois navios caça-minas da Marinha Real para a Marinha Ucraniana, a fim de fortalecer as operações marítimas da Ucrânia em sua guerra contra a Rússia.
A Turquia, membro da OTAN, informou seus aliados que não permitiria que os navios atravessassem os estreitos de Bósforo e Dardanelos enquanto a guerra na Ucrânia continuar, conforme declarado pela diretoria de comunicações da presidência.
“Os aliados relevantes foram devidamente informados de que os navios caça-minas doados à Ucrânia pelo Reino Unido não terão permissão para passar pelos Estreitos Turcos para o Mar Negro enquanto a guerra continuar”, disse a presidência em um comunicado divulgado na plataforma de mídia social X.
Quando a Rússia iniciou sua invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, a Turquia acionou a Convenção de Montreux de 1936, bloqueando efetivamente a passagem de navios militares das partes beligerantes.
O pacto permite a passagem de navios que retornam às suas bases, mas nem a Rússia nem a Ucrânia manifestaram intenção de passar seus navios de guerra pelos estreitos turcos para o Mar Negro desde o início da guerra.
A Turquia também alertou na época os estados não pertencentes ao Mar Negro para não enviarem navios de guerra através dos estreitos.
De acordo com a Convenção de Montreux, navios de guerra de partes não beligerantes podem transitar pelos estreitos em tempos de guerra. No entanto, a convenção também estabelece que Ancara tem a palavra final sobre a passagem de todos os navios de guerra, caso a Turquia se considere em perigo de ser envolvida em uma guerra.
FONTE: Reuters