Por Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)


“Eu não vou deixar ninguém roubar meus sonhos”.
Carl Brashear

Homens de honra é uma emocionante história, baseada em fatos reais, que retrata a difícil e brilhante trajetória de superação do jovem negro de origem humilde, Carl Maxie Brashear. Ele é filho de um agricultor e deixa a casa dos pais, no Estado de Kentucky, para se alistar na Marinha dos Estados Unidos da América (EUA), aos dezessete anos, em 1948.

Na sua despedida de casa, o pai diz a ele: “Nunca desista e não volte mais para cá”. “Entre na Marinha e lute”. “Não aceite promessas”. “Quebre velhas regras se for preciso”. Desde cedo, Carl demonstrou muita tenacidade ao ingressar na Marinha, apesar de todo preconceito racial vigente. Ele tinha o sonho de se tornar um mergulhador de resgate, mesmo sabendo de todas dificuldades que iria enfrentar.

Este é um filme inspirador que foi dirigido por George Tillman Jr, cujo elenco foi estrelado por Cuba Gooding Jr. (Carl Brashear), Robert De Niro (Leslie Sunday) e Charlize Theron (Gwen Sunday).

Inicialmente, ele está embarcado num navio de guerra como cozinheiro. Em 1954, após fazer vários pedidos para realizar o curso de mergulho, a Marinha o autorizou a frequentar a escola de mergulho em Bayonne, New Jersey. Ao chegar na escola, ele encontra Billy Sunday (Robert De Niro), um exigente e problemático instrutor de mergulho, que o desafia permanentemente.

Durante o curso, como Carl era negro, ele foi mais exigido por Billy Sunday do que os demais alunos, pois seu objetivo era fazê-lo fracassar para que abandonasse a escola. Carl era determinado, persistente e resiliente. Naquele período, a segregação racial era muito forte nos EUA e também existiam dois mundos bem distintos na marinha norte-americana.

Vale mencionar que no mesmo curso de mergulho, realizado por Carl Brashear, em 1954, o sargento Alberto José do Nascimento, da Marinha do Brasil, juntamente com o sargento Luiz Oliveira se formaram na mesma turma. No filme, não é mencionada a presença dos brasileiros.

O filme histórico é a narrativa de um fato passado, que pode ser considerado um documento histórico. Porém, o cinema é arte e entretenimento, e mesmo aqueles filmes com fidelidade histórica, podem se afastar, em menor ou maior grau, da verdade documental.

Desta forma, possui liberdade artística para narrar um fato histórico, que nem sempre estará plenamente em acordo com a realidade.

Diz um antigo ditado: “Se quiser a verdade, assista documentários”! A narrativa de um fato no cinema nem sempre estará plenamente em consonância com o que aconteceu na vida real.

Nesse sentido, consta que na cena em que ocorre a apresentação de Carl Brashear aos demais alunos no alojamento da escola, o único que não se retirou foi o sargento Alberto José do Nascimento, que no filme foi substituído pelo personagem Snowhill (Michael Rappaport).

Em 1954, Carl Brashear foi o  primeiro negro a se formar como mergulhador na “US Navy Diving & Salvage School” – Centro de Treinamento de Mergulho e Salvamento Naval.

Cabe ainda ressaltar que, em 1966, durante uma operação de salvamento, Brashear sofre um acidente na perna esquerda que o levou a fazer uma cirurugia de amputação. Após um longo período de tratamento e treinamento físico, ele se prepara para realizar um teste para voltar ao serviço ativo.

Carl Brashear é obrigado a dar doze passos na sala de um tribunal de avaliação com um escafandro de 129 Kg e com uma prótese em uma das pernas.

Por fim, de cozinheiro a mergulhador chefe, Carl Brashear, por toda sua trajetória, se tornou uma referência na marinha norte-americana. A força de vontade, a coragem e a determinação de um único homem podem inspirar a vida de muitas pessoas na busca pelos seus ideais. Carl Brashear faleceu em 2006. Em 2008, ele foi homenageado com o seu nome na popa do navio de apoio logístico USNS Carl Brashear T-AKE 7.

USNS Carl Brashear T-AKE 7
Carl Brashear e Cuba Gooding Jr

Referências Bibliográficas e  Sites Consultados

VEJA TAMBÉM

O brasileiro no filme ‘Homens de Honra’

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments