IMAGENS: Destróier Type 055 da Marinha Chinesa
O Type 055 (designado como cruzador classe “Renhai” pela OTAN) é uma classe de destróieres de mísseis guiados furtivos da PLA Navy (Marinha do Exército de Libertação Popular da China).
É um projeto multimissão com a combinação de sensores e armas para defesa aérea de área e guerra antissubmarino superando os combatentes de superfície chineses anteriores.
Oito navios estão em operação e mais oito deverão ser construídos. O Type 55 realiza a função equivalente dos cruzadores classe Ticonderoga da US Navy.
Espera-se que o Type 055 realize missões expedicionárias em águas azuis e seja a principal escolta dos porta-aviões chineses.
O Nanchang (101), o primeiro navio da classe, teve a construção iniciada em 2014 no Estaleiro Jiangnan em Xangai, e foi comissionado em 12 de janeiro de 2020. Sua primeira aparição pública – antes do comissionamento – foi durante o desfile do 70º aniversário da PLA Navy em 23 de abril de 2019. Quando lançado, o Nanchang estava entre os maiores combatentes de superfície pós-Segunda Guerra Mundial no Leste Asiático.
O primeiro lote de 8 navios com este projeto teve a quilha batida entre 2014 e 2018 e entrou em serviço no final de 2022. Outros cascos foram observados em construção, incluindo dois em Dalian em janeiro de 2022, por imagens de satélite, e um total de 12 a 16 foram estimados para equipar as três Frotas.
Estes navios estão armados com uma variedade de armas, incluindo mísseis de longo alcance para ataques terrestres e marítimos, mísseis antiaéreos e sistemas de defesa antimísseis. Eles também têm capacidades de guerra antissubmarino e são equipados com canhões e torpedos.
O armamento primário são mísseis transportados em 112 células do sistema de lançamento vertical (VLS), 64 células à vante e 48 células à ré. O mesmo modelo VLS é usado no destróier Tipo 052D, que se acredita ser uma implementação do padrão GJB 5860-2006; o GJB 5860-2006 é capaz de lançamentos a quente e a frio usando recipientes concêntricos.
A variante mais longa, com células de 9 metros, é provavelmente usada. Espera-se que o Type 055 carregue mísseis superfície-ar HHQ-9, mísseis de cruzeiro antinavio YJ-18, mísseis de cruzeiro de ataque terrestre CJ-10 e torpedos antissubmarino lançados por mísseis ao entrar em serviço. Potencialmente, as células maiores também podem transportar mísseis balísticos antinavio.
Além dos sistemas de lançamento verticais, o navio também tem um canhão principal de 130 mm, um sistema de armas de defesa aproximada de 30 mm (CIWS) de 11 canos, um sistema de defesa antiaérea de curto alcance HHQ-10, lançadores de torpedos de 324 mm e dois conjuntos de lançadores múltiplos de despistadores. Um hangar e convoo possibilita o embarque de dois helicópteros.
Eletrônica
A literatura chinesa sugere que o Type 055 é capaz de “facilitar o gerenciamento de comando de um grupo de batalha e elementos de apoio”.
Vários sensores estão alojados dentro do mastro integrado e da superestrutura do navio. A classe possui sistema de radar de banda dupla; quatro painéis de banda S Type 346B Dragon Eye de matriz eletrônica de varredura ativa (AESA) são montados na superestrutura, e quatro painéis menores de banda X são montados no mastro. Os painéis Type 346B são estimados em 40% maiores do que os painéis Type 346A do destróier Type 052D, para maior potência de transmissão e sensibilidade. Fontes chinesas afirmam que o radar tem capacidade anti-furtiva e pode ser usado para guiar mísseis anti-satélite.
A estrutura do navio também contém radares de navegação, vários sistemas de comunicação e inteligência, medidas de apoio à guerra eletrônica (ESM), contramedidas eletrônicas (ECM), sensores eletro-ópticos (EO), sistemas de alerta a laser, bloqueadores optrônicos e sistemas de datalink. Eles são provavelmente mais avançados do que aqueles adotados em navios anteriores.
Existe uma porta na popa para lançamento de sonar de profundidade variável e sonar de matriz rebocada. A grande proa bulbosa contém um sonar de proa maior do que os combatentes de superfície chineses anteriores.
Principais características: 13.000 t, 180 m x 20 m x 6,6 m; 30 nós, propulsão COGAG; Armamento: 1 x 130 mm, 2 CIWS Type 1130, 112 VLS para SAM HHQ-9, SSM YJ-18, CJ-10 land attack e CY-5 ASW, lançadores de torpedos de 324 mm, decoys e 2 helicópteros Z-9, Z18 ou Z-20.
IMAGENS: Via @intel1osint100, no X