26º ataque Houthi ao Transporte Marítimo Internacional
Em 9 de janeiro, aproximadamente às 21:15 (horário de Sanaa), os Houthis apoiados pelo Irã lançaram um ataque complexo com UAVs (Veículos Aéreos Não Tripulados) de ataque unidirecional de design iraniano (OWA UAVs), mísseis de cruzeiro antinavio e um míssil balístico antinavio de áreas controladas pelos Houthis no Iêmen em direção ao Mar Vermelho Sul, visando rotas de navegação internacionais onde dezenas de navios mercantes estavam transitando.
Dezoito UAVs OWA, dois mísseis de cruzeiro antinavio e um míssil balístico antinavio foram abatidos por um esforço combinado de F/A-18s do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), USS Gravely (DDG 107), USS Laboon (DDG 58), USS Mason (DDG 87) e o HMS Diamond (D34) do Reino Unido. Este é o 26º ataque Houthi às rotas comerciais no Mar Vermelho desde 19 de novembro. Não houve relatos de feridos ou danos.
Em 3 de janeiro, 14 países, incluindo os EUA, emitiram uma declaração conjunta afirmando: “Os Houthis arcarão com a responsabilidade pelas consequências caso continuem a ameaçar vidas, a economia global ou o livre fluxo de comércio nas vias aquáticas críticas da região.”
FONTE: USCENTCOM
Interceptações de mísseis, drones, USVs e barcos Houthi
Mapa atualizado dos navios de guerra operando no Mar Vermelho, Golfo de Omã, Golfo de Áden, Golfo Pérsico, Mar Arábico
Compilação de Intelschizo (@Schizointel) atualizada diariamente no X.