Entrega e comissionamento do ‘Humaitá’, o segundo submarino Scorpène brasileiro totalmente fabricado no Brasil
Em 12 de janeiro, o segundo dos quatro submarinos Scorpène® do programa Prosub foi comissionado pela Marinha do Brasil na base naval de Itaguaí, na presença de José Mucio Monteiro, ministro da Defesa brasileiro, e Emmanuel Chiva, Delegado Geral para Armamentos da França. O Humaitá foi totalmente construído no Brasil pela Itaguaí Construções Navais (ICN) graças a uma Transferência de Tecnologia do Naval Group.
O Humaitá completou com sucesso seus testes marítimos e agora foi entregue e entrou em serviço na Marinha do Brasil. O primeiro submarino do programa ProSub, o Riachuelo, foi comissionado pela Marinha do Brasil em setembro de 2022. Os dois submarinos restantes da série, Tonelero e Angostura, serão lançados respectivamente em 2024 e 2025.
Pierre Éric Pommellet, CEO do Naval Group, disse: “Hoje, com a DGA da França, celebramos o sucesso de nossa cooperação com a ICN e nossa relação de longo prazo e colaboração com o Brasil. O sucesso deste programa é coletivo e visa fortalecer a Marinha e a indústria brasileiras, bem como reforçar a influência regional e global do país. Estamos orgulhosos de fazer parte do programa Prosub com todos os nossos parceiros. Nossas equipes permanecem comprometidas em continuar atendendo às expectativas da Marinha do Brasil.”
A entrega do Humaitá reflete o sucesso da transferência de tecnologia realizada pelo Naval Group com a ICN, joint venture do grupo com a Novonor, que fornece ao país equipamentos de ponta fabricados no Brasil. Este evento também demonstra a sólida presença internacional do Naval Group e sua capacidade de desenvolver transferências de tecnologia ambiciosas no âmbito de parcerias internacionais.
Naval Group, um Parceiro Estratégico de Longo Prazo da Soberania Brasileira
Em 2009, no âmbito do acordo de cooperação de defesa estratégica franco-brasileiro, a Marinha Brasileira escolheu o Naval Group para o seu Programa de Desenvolvimento de Submarinos, o programa ProSub. O Brasil decidiu reforçar sua força submarina com quatro novos submarinos convencionais (SSK) e o desenvolvimento de um submarino nuclear de propulsão própria (SSN).
Os submarinos Scorpène® do programa Prosub são fabricados e montados no estaleiro construído em Itaguaí pela ICN.
O Naval Group contribuiu para este programa transferindo tecnologia, fornecendo o projeto de design do submarino, os equipamentos que compõem os submarinos e assistência técnica. Equipes do estaleiro ICN também foram treinadas na França em técnicas de construção de submarinos, como parte de um vasto programa de treinamento para soldadores, formadores, montadores de tubulação e eletricistas brasileiros. Este treinamento, juntamente com a assistência técnica, permite que a ICN domine todo o processo de produção, desde a formação de chapas metálicas até a comissionamento e teste dos sistemas a bordo.
O Naval Group também selecionou e qualificou muitos fornecedores locais que se juntaram à sua cadeia de suprimentos para o contrato ProSub, mas também para outras oportunidades de negócios. Desta forma, os parceiros da empresa podem ter acesso a novos mercados, destacando o conhecimento e a experiência adquiridos através do programa. O Naval Group assim contribui para o desenvolvimento de um robusto ecossistema industrial naval brasileiro. Centenas de funcionários do Naval Group também estão trabalhando nos bastidores em todos os sites franceses.
O Naval Group também apoia a Marinha do Brasil no projeto e construção do primeiro submarino nuclear brasileiro e fornecerá suporte além da construção dos submarinos durante todo o ciclo de vida dos navios.
Scorpène®, uma Referência Chave de Submarinos de Ataque Convencionais para Marinhas
O Scorpène® é um submarino moderno, de alto desempenho e furtivo. Robusto e duradouro, é um submarino oceânico também projetado para operações em águas rasas. Multipropósito, cumpre toda a gama de missões, como guerra anti-superfície e antissubmarino, operações especiais e coleta de inteligência. Extremamente furtivo e rápido, possui um nível de automação operacional que permite um número limitado de tripulação, o que reduz significativamente seus custos operacionais. Sua vantagem em combate é destacada pelo fato de possuir 6 tubos de lançamento de armas, 18 armas (torpedos, mísseis).
O Scorpène® está equipado com o sistema de combate de última geração SUBTICS®, que atende aos crescentes desafios das missões modernas de submarinos em águas azuis e rasas em todo o domínio da guerra submarina. Altamente modular e escalável, o SUBTICS® pode ser integrado tanto em novas plataformas quanto como parte de programas de modernização para submarinos existentes.
Além desses quatro submarinos Scorpene®, outras dez unidades projetadas e adaptadas pelo Naval Group para o mercado de exportação estão em serviço operacional ou em construção ao redor do mundo: dois para a Marinha Chilena, dois para a Marinha Malaia e seis para a Marinha Indiana. Esses sucessos demonstram tanto a capacidade do Naval Group de fornecer submarinos de primeira classe quanto de transferir tecnologia com sucesso.
A configuração final do submarino é adaptada para atender às necessidades específicas das marinhas e incorporar novas tecnologias. Por exemplo, o Scorpene® brasileiro será um pouco mais longo que o modelo convencional para transportar uma tripulação maior e mais comida e combustível. Essas modificações permitirão que ele patrulhe por mais tempo e cubra maiores distâncias.
Todos os submarinos brasileiros Scorpène® serão equipados com o novo torpedo pesado F21 da Naval Group, do qual o Brasil é o primeiro cliente internacional.
Sobre o Naval Group
O Naval Group é um parceiro da soberania marítima de seus clientes. Um ator internacional em defesa naval e herdeiro do know-how naval francês, o Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades das marinhas. Presente em todo o ciclo de vida dos navios, o grupo projeta, constrói, integra e mantém submarinos e navios de superfície, bem como seus sistemas e equipamentos, até o desmantelamento. Ele também fornece serviços para estaleiros e bases navais. Uma empresa de alta tecnologia, baseia-se em sua expertise excepcional, seus recursos únicos de design e produção e sua capacidade de estabelecer parcerias estratégicas e transferências de tecnologia bem-sucedidas. Atenta aos desafios da responsabilidade social corporativa, o Naval Group é membro do Pacto Global das Nações Unidas. Com operações em cinco continentes, o grupo tem um faturamento de 4,3 bilhões de euros e emprega 16029 pessoas (equivalentes em tempo integral / dados de 2022).
FONTE: Naval Group