EUA e Reino Unido atacam posições dos Houthis no Iêmen
Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha lançaram ataques aéreos e marítimos contra alvos militares Houthi no Iêmen em resposta aos ataques do movimento a navios no Mar Vermelho, um dramático alargamento regional da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.
O presidente dos EUA, Joe Biden, advertiu que não hesitaria em tomar novas medidas, se necessário.
“Esses ataques direcionados são uma mensagem clara de que os Estados Unidos e nossos parceiros não tolerarão ataques ao nosso pessoal nem permitirão que atores hostis coloquem em risco a liberdade de navegação”, disse Biden em comunicado na noite de quinta-feira.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, descreveu os ataques como uma “ação limitada, necessária e proporcional”, após semanas de “ataques perigosos e desestabilizadores” por parte dos Houthis contra a navegação no Mar Vermelho.
Os ataques aéreos liderados pelos EUA no Iêmen mataram pelo menos cinco pessoas e feriram outras seis, disse um porta-voz militar dos rebeldes Houthi na sexta-feira.
O Brigadeiro General Yahya Saree fez o anúncio em um discurso gravado em vídeo.
“O inimigo americano e britânico tem total responsabilidade pela sua agressão criminosa contra o nosso povo iemenita, e não ficará sem resposta e impune”, disse Saree.
Ele descreveu 73 ataques que atingiram cinco regiões do Iêmen sob controle Houthi. Ele não detalhou o alvo dos ataques liderados pelos EUA.
VÍDEO: Lançamento de aeronaves contra alvos Houthis no Iêmen
FONTE: Agências Internacionais