A China continuará a defender a sua posição dominante no mercado global de construção naval este ano, alavancando as suas robustas capacidades de cadeia de abastecimento e concentrando-se em avanços inteligentes e verdes, disseram observadores do mercado e construtores navais na segunda-feira (15/1).

Os estaleiros chineses fizeram progressos significativos no avanço das suas tecnologias de produção, particularmente em segmentos de alto valor acrescentado, disseram, acrescentando que o país demonstrou a sua capacidade na construção de vários tipos de navios – como mega navios porta-contêineres, navios de cruzeiro e porta-automóveis –. e adoptou combustíveis verdes, conquistando mais quota de mercado do que os seus rivais sul-coreanos e japoneses.

Os seus comentários foram feitos no momento em que os dados mais recentes mostraram que a China manteve a sua posição de liderança no mercado global de construção naval no ano passado, com um forte crescimento tanto na produção como nas novas encomendas.

A produção de construção naval da China atingiu 42,32 milhões de toneladas de porte bruto em 2023, um aumento anual de 11,8%, de acordo com dados divulgados na segunda-feira pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. A produção representou 50,2% do total global.

Também em 2023, as novas encomendas aumentaram 56,4% em termos anuais, para 71,2 milhões de toneladas de porte bruto, representando 66,6% do total global, mostraram os dados.

Li Yanqing, secretário-geral da Associação Chinesa da Indústria Nacional de Construção Naval, com sede em Pequim, observou que a China é agora capaz de construir todos os principais tipos de navios encontrados em todo o mundo.

O país essencialmente superou a divisão tecnológica com a Coreia do Sul e o Japão na construção de navios de alto valor agregado, como transportadores de gás natural liquefeito e navios de instalação de turbinas eólicas offshore, disse ele.

O estaleiro Jiangnan em Xangai constrói navios mercantes e de guerra

Li Yunbo, professor da Universidade Marítima de Xangai, disse que a indústria de construção naval da China “mudou em direção à autossuficiência doméstica, especialmente em tecnologias essenciais, componentes e novos materiais”. Esta estratégia reduziu efetivamente o tempo necessário para a construção de navios e reduziu os custos do projeto, disse ele.

Os estaleiros chineses também transformaram esta capacidade numa vantagem notável. Ao adquirir materiais localmente, estimularam o crescimento da sua cadeia industrial e aumentaram a rentabilidade, acrescentou.

Jiang Hongliang, chefe do departamento de gestão de produção da Dalian Shipbuilding Industry Co, na província de Liaoning, disse que o estaleiro atualmente leva cerca de 180 dias para construir um grande transportador de petróleo.

Anteriormente, os construtores navais, nacionais e estrangeiros, demoravam cerca de um ano para realizar a tarefa, disse ele, acrescentando que a empresa, que é uma subsidiária da China State Shipbuilding Corp, com sede em Xangai, assumiu a liderança global neste aspecto.

O Estaleiro Jiangnan da China revelou o que foi descrito como “o maior projeto de navio porta-contêineres movido a energia nuclear do mundo” durante a exposição Marintec China 2023 em Xangai, ostentando uma capacidade de 24.000 TEUs

De acordo com a Federação da Indústria de Máquinas da China, com sede em Pequim, a indústria da construção naval é caracterizada pela sua complexidade, extensa cadeia de fornecimento e fortes conexões industriais, abrangendo mais de 50 indústrias diversas, como aço, metais não ferrosos, maquinaria e eletrônica.

No ano passado, a New Dayang Shipbuilding Co, em Yangzhou, província de Jiangsu, recebeu mais de 60 pedidos de clientes nacionais e estrangeiros para instalar em navios seus sistemas de gerenciamento de eficiência energética inteligente marinhos autodesenvolvidos.

Chen Herong, vice-presidente executivo da empresa, disse: “Como a análise industrial de big data, o aprendizado de máquina e outras tecnologias inteligentes podem ser aplicadas para otimizar a operação diária dos navios, aumentamos o investimento na fabricação inteligente para impulsionar a inovação e cultivar novos pontos de crescimento .”

Atualmente, a New Dayang Shipbuilding tem encomendas para a construção de 59 navios, incluindo graneleiros e navios-tanque de produtos químicos. Sua produção para encomendas de comércio exterior está programada até 2026, mostraram dados da Alfândega de Nanjing.

Em resposta à crescente demanda do mercado global por novos navios, Han Jianfeng, presidente da unidade chinesa da Wartsila Corp, fabricante finlandesa de motores para navios, disse que a empresa produzirá mais motores marítimos movidos a duplo combustível e metanol, e planeja adicionar novas linhas de produção em suas fábricas na China nos próximos anos.

No final de dezembro, os pedidos retidos da indústria de construção naval chinesa atingiram 139,39 milhões de toneladas de porte bruto, marcando um aumento significativo de 32% em relação ao ano anterior. Este volume representou uma participação substancial de 55% do mercado global.

Montadoras chinesas abraçam o boom das exportações com frotas próprias

Shenzhen, 15 jan (Xinhua) — O “BYD EXPLORER NO.1”, um navio transportador de veículos alugado à montadora chinesa BYD, realizou sua cerimônia de viagem inaugural na segunda-feira em um porto em Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China.

Com mais de 5.000 veículos de novas energias (NEVs) a bordo, navegará para os portos de Vlissingen, na Holanda, e Bremerhaven, na Alemanha.

É o primeiro navio da frota marítima da BYD, que se juntou a uma série de fabricantes de automóveis chineses na aceleração das exportações de automóveis, operando as suas próprias frotas marítimas.

De acordo com a China International Marine Containers (Group) Co., Ltd. (CIMC), o navio foi construído pela CIMC Raffles, uma subsidiária da CIMC, para a empresa internacional de gestão de navios Zodiac Maritime, e foi arrendado à BYD.

O navio foi entregue na terça-feira a uma base de construção em Longkou, província de Shandong, leste da China, antes de navegar para o porto de Yantai para ser carregado com o primeiro lote de 1.389 NEVs. No domingo, o navio chegou a Shenzhen e foi carregado com o segundo lote de cerca de 4.000 NEVs.

De acordo com a Administração Geral das Alfândegas da China, as exportações de automóveis da China aumentaram para 5,22 milhões de veículos em 2023, um aumento anual de 57,4%.

FONTE: China Daily

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