Forças dos EUA atacam lançadores de mísseis Houthi pela quarta vez
No contexto dos esforços multinacionais contínuos para proteger a liberdade de navegação e prevenir ataques ao tráfego marítimo dos EUA e de parceiros no Mar Vermelho, em 17 de janeiro, aproximadamente às 23h59 (horário de Sanaa), as forças do Comando Central dos EUA (CENTCOM) realizaram ataques contra 14 mísseis apoiados pelo Irã dos Houthis que estavam carregados para serem disparados em áreas controladas pelos Houthis no Iêmen.
Esses mísseis em trilhos de lançamento representavam uma ameaça iminente a navios mercantes e navios da Marinha dos EUA na região e poderiam ter sido disparados a qualquer momento, levando as forças dos EUA a exercerem seu direito e obrigação inerentes de se defenderem.
Esses ataques, juntamente com outras ações que tomamos, vão degradar as capacidades dos Houthis de continuar seus ataques imprudentes ao transporte internacional e comercial no Mar Vermelho, no Estreito de Bab-el-Mandeb e no Golfo de Aden.
“As ações dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã continuam a colocar em perigo marinheiros internacionais e a interromper as rotas comerciais de navegação no Mar Vermelho Sul e vias navegáveis adjacentes”, disse o General Michael Erik Kurilla, Comandante do USCENTCOM. “Continuaremos a tomar medidas para proteger a vida de marinheiros inocentes e sempre protegeremos nosso povo.”
FONTE: USCENTCOM