19 de janeiro, 2024 – Os ataques das milícias Houthi do Iêmen contra navios mercantes no Mar Vermelho obrigaram centenas de navios a contornar a ponta sul de África, adicionando de 10 a 14 dias de tempo extra de viagem.

Cerca de 50 navios porta-contêineres são estimados a passar pelo Canal de Suez por dia. Essas embarcações são responsáveis por cerca de 12% do comércio global, fornecendo uma passagem vital para embarques de US$ 1 trilhão da Ásia para a Europa e América do Norte.

Tendo começado em outubro, os ataques de drones e mísseis estão forçando as empresas de navegação a evitar a região por completo.

“Os navios estão desviando do Mar Vermelho e redefinindo a rota ao redor da costa do Sul e Oeste da África – esse tráfego aumentado criou uma enorme congestão nos portos de abastecimento de combustível ao redor da África e colocou uma pressão significativa na infraestrutura portuária”, disse John Bassadone, CEO do fornecedor independente de bunker Peninsula, à Reuters.

Redirecionar embarques ao redor do Cabo adiciona cerca de 3.000 a 3.500 milhas náuticas (6.000 km) às jornadas que conectam a Europa à Ásia, adicionando cerca de dez dias à duração da viagem, de acordo com o banco holandês ING.

Segundo o Índice Mundial de Contêineres da Drewry, o custo de enviar um contêiner de 40 pés aumentou 23% para US$ 3.777 esta semana e subiu 82% em comparação com a mesma semana do ano passado.

Desde que os ataques dos Houthis começaram em 19 de outubro, as taxas de frete de Xangai para Roterdã para um único contêiner de 40 pés aumentaram 383,5%, de US$ 1.024 para US$ 4.951. Além disso, as tarifas de Xangai para Gênova aumentaram 358,5%, de US$ 1.370 para US$ 6.282.

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