Por Simão Pedro Ferreira Gonçalves – Natal-RN (reportagem e fotos)

Visitamos a fragata Independência (F44) no domingo no Porto de Natal-RN. O navio está participando da Operação Aspirantex 2024.

A Independência é o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Ela foi a quinta de uma série de 6 fragatas da classe “Niterói” (Vosper Mk.10) ordenadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha e a primeira construída pelo AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro.

Teve sua quilha batida (casco 71) em cerimônia conjunta com a da fragata União em 11 de junho de 1972, foi batizada e lançada em 2 de setembro de 1974, tendo como madrinha a Sra. Luci Geisel, esposa do Presidente da Republica Exmo Sr. Ernesto Geisel.

Entre as autoridades presentes a cerimônia de batismo da Independência, estavam o o Presidente da Republica Sr. Ernesto Geisel, o ex-Presidente da Republica Emílio Garrastazzu Médici, o Ministro da Marinha Almirante-de-Esquadra Geraldo de Azevedo Henning, o Comandante de Operações Navais Almirante-de-Esquadra José de Carvalho Jordão e o Diretor do AMRJ Vice-Almirante Álvaro de Rezende Rocha.

Foi ao mar pela primeira vez em 11 de dezembro de 1978, para realizar as provas de mar. Foi submetida à Mostra de Armamento e incorporada em 3 de setembro de 1979 (Portaria n.º 1488 de 27/08/79), pelo CEMA Almirante de Esquadra Carlos Auto de Andrade, em cerimônia que contou com a presença do então Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, do Governador do Rio de Janeiro, Sr. Chagas Freitas e do Diretor do AMRJ, Vice-Almirante (EN) Hugo Friedrich Schieck Júnior. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra Jorge Cardoso de Mendonça.

Lançamento da Independência no AMRJ em 2 de setembro de 1974 – DPHDM

ModFrag

Em março de 2001, a Independência iniciou os trabalhos do Programa de Modernização – ModFrag, quando foi docada para ser submetida a um Período de Manutenção Geral (PMG).

O programa visou estender a vida útil desses navios e aumentar sua capacidade de combate. As principais áreas de foco incluíam a atualização dos sistemas de armas, sensores, sistemas de comunicação e eletrônicos de bordo. Um componente crítico dessa modernização foi a introdução de novos sistemas de gerenciamento de combate, que permitiram uma integração mais eficiente de dados e operações entre os diversos sistemas de armas e sensores da embarcação.

A Independência foi a única unidade da classe a receber o Sistema de Controle e Monitoração de Propulsão e Auxiliares (SCMPA).

A modernização das fragatas classe Niterói assegurou que esses importantes ativos continuassem a ser uma parte vital da capacidade de defesa naval do Brasil. Com o ModFrag, a Marinha do Brasil não só prolongou a vida útil desses navios, mas também garantiu que eles permanecessem eficientes e relevantes no cenário marítimo contemporâneo, enfrentando ameaças modernas com tecnologia atualizada.

Fragata Independência – Características Principais (ModFrag)

  • Deslocamento (carregada): 3.800t
  • Comprimento: 129,2m
  • Boca: 13,5m
  • Calado: 5,9m
  • Propulsão: 2 turbinas a gás Rolls-Royce Olympus TM3B de 28.000 shp cada; 4 motores diesel MTU 16V956 TB91 de 3.940 bhp cada, 2 hélices de passo controlável
  • Velocidade máxima: 30 nós com turbinas e 22 nós com os motores diesel
  • Raio de ação: 5.300 milhas náuticas a 17 nós
  • Armamento: canhão Vickers Mk.8 de 4,5 pol.; lançador duplo de foguetes A/S BOROC de 375mm; 2 canhões antiaéreos Bofors Mk3 40mm/L70; 4 mísseis antinavio Exocet MM40; 2 lançadores triplos de torpedos A/S de 324mm; 4 lançadores SLDM de chaff; lançador óctuplo Albatros de mísseis antiaéreos Aspide; helicóptero Westland Super Lynx AH-11A
  • Sensores: radar de busca combinada Alenia RAN-20S com IFF Mk.10; radar de superfície Terma/SCANTER-MIL e de navegação Furuno 1942 Mk.2; 2 radares de direção de tiro RTN-30X

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