Navios caça-minas da Marinha Real colidem na costa do Bahrein
Uma investigação está em andamento após a colisão de dois navios de guerra do Reino Unido em um porto no Bahrein, informou a Marinha Real.
Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais parecia mostrar o HMS Chiddingfold colidindo de ré com o HMS Bangor na costa do porto do Oriente Médio.
Ninguém ficou ferido no incidente, disse o Ministério da Defesa, recusando-se a comentar sobre a natureza da colisão enquanto as investigações continuam.
Os dois navios fazem parte da presença de longa data do Reino Unido no Golfo.
Ambos são vasos especializados em varredura de minas, ajudando a garantir o fluxo seguro do comércio através das águas, disse a Marinha Real.
“Estamos cientes de um incidente envolvendo dois caça-minas no Bahrein. Não há vítimas como resultado deste incidente e seria inadequado comentar mais enquanto as investigações estão em andamento”, disse um porta-voz do Ministério da Defesa à BBC.
Enquanto isso, o contra-almirante Edward Ahlgren disse que a causa da colisão “ainda está para ser estabelecida”.
“Treinamos nossas pessoas nos mais altos padrões e impomos rigorosamente padrões de segurança de maquinário, mas infelizmente incidentes dessa natureza ainda podem acontecer”, disse ele à agência de notícias PA.
Uma investigação completa e minuciosa “já está em andamento”, disse o contra-almirante Ahlgren, “e quaisquer mudanças nos procedimentos que possam prevenir novos incidentes serão rapidamente implementadas”.
“Enquanto isso, o Reino Unido continuará a desempenhar um papel chave na garantia da segurança do transporte de mercadorias na região.”
As imagens não verificadas pela BBC mostraram o que parecia ser um grande buraco no casco de fibra de vidro do HMS Bangor após a colisão.
Não é a primeira vez que o HMS Chiddingfold se envolve em um incidente desse tipo. Em 2021, também na costa do Bahrein, ele atingiu o HMS Penzance, um navio da mesma classe que o HMS Bangor.
O HMS Bangor está programado para ser desativado no próximo ano.
VÍDEO: HMS Chiddingfold colide com HMS Bangor
FONTE: BBC