Fragata dinamarquesa ‘Iver Huitfeldt’ zarpa para participar da Operação Prosperity Guardian
Em resposta aos ataques ilegais do movimento Houthi no Mar Vermelho e no Golfo de Áden a navios que navegam em águas internacionais, a Dinamarca está enviando a fragata Iver Huitfeldt para se juntar às Forças Marítimas Combinadas, que consistem numa coligação de países.
A fragata Iver Huitfeldt partiu na segunda-feira, 29 de janeiro, de Korsør, com destino ao Mediterrâneo. A fragata só será desdobrada na área operacional depois que a proposta de resolução para a operação for aprovada por maioria política no Parlamento dinamarquês.
O navio só será incluído na Operação Prosperity Guardian quando a decisão parlamentar final sobre a contribuição dinamarquesa para o esforço no Mar Vermelho e no Golfo de Áden estiver disponível.
O Ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, enfatiza que é importante que a Dinamarca apoie os esforços para garantir a livre navegação nos oceanos do mundo.
“Os ataques dentro e ao redor do Mar Vermelho e do Golfo de Áden ameaçam a segurança marítima e o comércio global. Sendo uma grande nação marítima, a Dinamarca tem a responsabilidade de reforçar a segurança marítima. É por isso que as Forças de Defesa Norueguesas contribuem com a fragata Iver Huitfeldt para a Operação Guardião da Prosperidade no Mar Vermelho e no Golfo de Áden”.
FONTE: www.forsvaret.dk