O Ministro da Defesa grego, Nikolaos Dendias, anunciou oficialmente o ambicioso plano da Grécia para construir sete fragatas da classe “Constellation”, demonstrando o compromisso do país em reforçar as suas capacidades navais.

O anúncio surpresa veio logo após uma carta do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ao primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, aprovando a alocação de quatro (4) navios de combate litorâneos (LCS) da classe Freedom para a Grécia como parte de um pacote abrangente de equipamentos. O ambicioso plano envolve a construção de até sete (7) fragatas de última geração da classe Constellation (FFG-62) na Grécia para a Marinha Helênica (HN).

“Estamos ativamente envolvidos em discussões com os EUA para o projeto e produção conjunta de fragatas da classe “Constellation”. A Marinha dos EUA já reconheceu o nosso interesse com uma carta de aceitação recebida em 16 de janeiro de 2024, abrindo caminho para o projeto e coprodução de até sete fragatas em estaleiros gregos.“ – Ministro da Defesa grego, Nikolaos Dendias.

O Ministro acrescentou que “Se houver acordo, a Grécia poderá participar neste programa desde o início, nomeadamente desde a sua fase de concepção, de acordo com as necessidades da Marinha Helénica. Isto representaria um salto significativo para a nossa frota e para a indústria de construção naval grega.“

FONTE: Naval News

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments